Atualizado em: 1 junho 2010

Meio Ambiente Reciclagem

Precisamos salvar o nosso Planeta da poluição, mas não podemos matar o agente que tem a total responsabilidade de termos que conviver em um meio ambiente poluído. O homem primitivo parece que sabia conviver em harmonia com a natureza, de onde retirava frutos e raízes para a sua alimentação e de sua prole. Alguns filósofos afirmam que a sabedoria vem com a idade, no entanto, ao constatarmos a gigante evolução da humanidade, verificamos que isto nem sempre acontece.

publicidade:

Desde o momento em que o homem se tornou produtivo, a sua sabedoria foi se tornando altamente destrutiva.

O homem promove a derrubada de florestas, grandes queimadas, desestruturando o solo na busca de minérios, enfim, construindo grandes conglomerados de indústrias, com suas chaminés lançando gazes e efeitos destrutivos na atmosfera, contribuindo assim para o aquecimento global.

Quem sabe, as tragédias que estão acontecendo no mundo, fato não comprovado cientificamente, mas de grandes evidências, tal o avanço do desequilibro do meio ambiente com lixo em alta produção, do orgânico ao atômico, com certeza, um grande responsável pelo meio ambiente poluído, principalmente em grandes áreas industriais e concentrações urbanas.

A reciclagem deveria ser mais difundida.

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente.

Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico ou alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado “hidrapulper”, semelhante a um liquidificador gigante.

Outra preocupação é com aparelhos de som, TV e celulares.

Não se sabe o número exato de aparelhos descartados anualmente em todo o Brasil, mas sabe-se que vários equipamentos eletrônicos são jogados no lixo todos os dias, somando toneladas nos meses.

Os especialistas em reciclagem afirmam que o cuidado deve ser em dobro, quando se deseja jogar fora TVs, rádios, monitores de computador, celulares, teclados, mouses e etc.

Esse cuidado deve-se porque alguns contêm materiais tóxicos e necessitam passar por um processo de descontaminação. Se isso não for feito, existem grandes riscos para a população e o meio ambiente.

Os campeões em descartes são os telefones celulares, que são trocados em uma velocidade avassaladora.

Procurem no seu bairro a coleta de lixo inteligente.

Vamos fazer a nossa parte para contribuirmos por um mundo melhor!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook