Atualizado em: 7 fevereiro 2012

Médicos Sem Fronteiras – 40 anos

Há 40 anos auxiliando e tentando dar melhores condições a famílias e pessoas mais necessitadas, a equipe internacional dos Médicos Sem Fronteiras, lança o trailer resumindo toda sua trajetória. Conheça mais sobre esta organização não governamental, que salva vidas.

Médicos Sem Fronteiras: para comemorar 40 anos, filme sobre a organização será exibido para a população

Organização médica internacional independente e com o compromisso de ajudar a quem mais precisa, os Médicos Sem Fronteiras, completam 40 anos de pura missão pública sócio humanitária ao próximo. A MSF associa socorro médico e total entrega a favor das grandes populações de risco e chega ao seu quadragésimo ano de idade, aproveitando a data para se aproximar mais do público e continuar com excelência a reforçar o compromisso com o próximo.

Criação do MSF

A organização surgiu de forma inesperada e de uma atitude simples dos jovens médicos, voluntários e jornalistas que participaram do caos e guerras que cercaram a cidade de Biafra na Nigéria nos anos 60. Em uma reunião na França, em 1971, os próprias pessoas que auxiliaram e participaram ativamente do fato, se reuniram e criaram este órgão devido a necessidade e limitações da ajuda humanitária não apenas na Nigéria, mas em todo o mundo. Nasceu ali então a equipe do Médicos Sem Fronteiras, que leva a sigla MSF, com uma iniciativa totalmente independente dos governos e com auxilio de empresas privadas oferecendo agilidade e ajuda ao próximo prestando qualquer necessidade.

publicidade:

Ações

Os projetos são elaborados conforme cada situação, ou crise que requer uma atividade de resposta ou por pedido internacional. Os profissionais dos Médicos Sem Fronteiras analisam o projeto e as pessoas afetadas, as que realmente receberam o auxilio e serão necessitados com medicamentos, saneamento e outros mais.

Assistência Primária de Saúde, alimentação e nutrição, diagnósticos para identificação e prevenção de doenças como a AIDS, a Tuberculose, a malaria entre outros também fazem parte das ações de atendimento, que ainda incluem cuidados as vitimas nas guerras, pessoas com saúde mental afetada, campanhas de vacinação, distribuição de alimentos e itens de abrigo, recuperação de clinicas e hospitais para atendimento e claro treinamento especializado para profissionais e parceiros. Ações como estas mudam e dão forma para a grandeza que representa a organização ao publico e pra quem realmente necessita.

40 Anos Ao Redor do Mundo

Médicos Sem Fronteiras: 40 anos celebrando a vida: (Imagem: Aroeira)

Em todo este tempo a equipe dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), vem conduzindo todos os serviços a fim de extinguir toda e qualquer limitação causada ao próximo, em intervenções de alimentação e doenças.

Está presente em mais de 62 países incluindo o Brasil, desde 1991, para auxiliar no combate da grande epidemia da cólera na Amazônia, e depois disto permanecendo até hoje e é o principal auxilio para tribos indígenas no território nacional. Também realizou em 1993 um projeto no Rio de Janeiro que priorizava a assistência a crianças de rua.


Acesse o site do MSF


Sempre levando ajuda e mostrando presença a quem precisa, seja em desastres conflitos, epidemias e escassez de saúde. Em um estudo realizado em 2010, foi constatado que somente durante todo este tempo, mais de 7,4 milhões de consultas foram realizadas, 5,9 milhões de pessoas vacinadas e 59 mil cirurgias foram finalizadas. Historias que contagiaram, marcaram o rumo sem limites dos Médicos Sem Fronteiras.

Confira o Filme que resume os 40 anos de história do MSF

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook