Máscaras – Fotos e Modelos

Presente nos registros das mais antigas civilizações, a máscara é um objeto que causa grande fascínio e curiosidade das pessoas. A máscara estabelece uma relação peculiar entre o real e o imaginário, presente nas formas mais antigas dos rituais religiosos, espetáculos teatrais, festas entre outros.

Máscara é um objeto com que se cobre o rosto ou a cabeça. Ela pode ser feita de diversos materiais como barro, pedra, palha, papel, pano, metal, madeira etc. Conforme o caso pode ter utilidade objetiva ou significado simbólico, seja como objeto de culto, como adereço teatral ou como disfarce para encobrir a identidade de quem não queira ostentá-la.

Na arte, a máscara tem como objetivo acentuar certos estados ou qualidades subjetivas, de que passam a ser a forma visível. Assim, as máscaras podem apresentar uma forma de expressão mais selvagem, assustadoras até. Para causar tal efeito, geralmente são usadas máscaras elaboradas na África Ocidental pelos dogons, bamilekês, bakongons, ashantis, senufos e ibibios.

Hoje em dia, as máscaras, que são muito usadas em festas e bailes, têm uma função mais lúdica de descontrair e divertir as pessoas. É possível encontrar elas, as máscaras, estampando o rosto de grandes personagens da política, do entretenimento, de filmes, mais artísticas entre outras.

Caso você tenha uma festa marcada e não sabe qual máscara usar, nós preparamos uma lista aqui com alguns modelos que podem ser do seu gosto. Confira:

 – Máscara metalizada com pena:

– Máscara luxo com pena:

 – Máscara folia:

– Máscara coelho:

– Máscara caveira:

– Máscara pânico:

– Máscara paetê com cabo:

– Máscara rosto de papel: