Atualizado em: 27 junho 2013

Manifestações que marcaram o Brasil

Mesmo com todos esses poréns, é possível listar pelo menos cinco grandes manifestações populares que marcaram a história do Brasil.
Você Sabia?
Que o Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, pouco tempo depois se incluindo os avanços da Globalização.
man

Protestos com reivindicações políticas no Brasil tem um histórico rico

O Brasil, historicamente falando, passou por uma série de manifestações políticas e sociais, e estava há muito tempo parado e aceitando todas as coisas que estavam acontecendo de forma incorreta, mas resolveu acordar, com diversas manifestações pelas ruas que acontecem em todas as cidades muitas vezes simultaneamente.

Manifestações que Marcaram o Brasil

Revolta da Vacina

Na época, para que se pudesse combater todas as epidemias no estado do Rio de Janeiro, o sanitarista Osvaldo Cruz teria conseguido que a vacinação contra a varíola passasse a se tornar algo obrigatório. A partir de novembro de 1904 a população passou a se revoltar contra as medidas, e com isto milhares de pessoas protestaram nas ruas. Não existem estimativas precisas de números de manifestantes neste sentido.

publicidade:

Suicídio de Getúlio Vargas

Durante uma grande crise política, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em agosto de 1954. E então a sua carta testamento, veio com diversas críticas e situações constrangedoras de seus opositores, gerando uma grande comoção e também revolta. As manifestações populares aconteceram em diversas cidades nos dias seguintes. E com isto algumas estimativas poderiam apontar inclusive para protestos de mais de 3 milhões nas ruas do país.

Sobre as Diretas já

Aconteceu entre os meses de janeiro a até abril de 1984 onde grandes comícios foram realizados no país, pedindo assim a volta das eleições diretas para presidente, que foram abolidas desde o ano de 1964. Foi então que os dois maiores foram nos meses de abril, onde mais de 1 milhão de pessoas se reuniram na Candelária, Rio de Janeiro e também em São Paulo no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, onde o número estimado chegou a mais de 1,5 milhões de pesos no dia 16 de abril daquele ano.

Impeachment de Collor (1992)

Também foi um evento importante, onde diversas passeatas aconteceram em vários estados do país, para exigir assim o impeachment de Collor, com seu afastamento da presidência o que gerou um tumulto de mais de 750 mil pessoas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook