Atualizado em: 25 julho 2013

Maiores Favelas do Brasil

Rio é a cidade com maior população em favelas do Brasil, rocinha uma das maiores favelas do nosso país.
Você Sabia?
Que as favelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900
roci

Em Serra Leoa, recordista mundial, 97% da população urbana vive em barracos

Todo o crescimento urbano desordenado das grandes cidades, unidos principalmente as desigualdades sociais e ainda a baixa concentração de renda faz com que várias grandes cidades brasileiras fossem tomadas por favelas, que são bairros sem a mínima infraestrutura, estas que são totalmente abandonadas pelos poderes públicos e ocupadas por uma população mais pobre.

Atualmente, este tipo de aglomeração das cidades existem em cidades de médio porte. E contam basicamente com casas de madeira, zinco ou até mesmo casas de alvenaria amontoadas nos altos de morros ou até mesmo na beira dos rios e córregos, elas passaram a se tornar parte da paisagem. O país conta com mais de 11 milhões de pessoas vivendo nestas comunidades. E por isso a seguir conheça algumas das maiores favelas do Brasil segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

publicidade:

Favela da Rocinha

Esta é a maior favela do Brasil que fica localizada na cidade do Rio de Janeiro, é bem conhecida devido ao grande número de comunidades carentes que se espalham por vários morros. No total são mais de 70 mil habitantes que vivem por ali. E as primeiras habitações vieram depois de uma grande divisão de lotes da chamada Fazenda Quebra-cangalha, produtora de café.

Ali então teria se criado um grande centro fornecedor de hortaliças para as feiras feitas na zona sul da cidade. E o local por isso ficou conhecido como Rocinha. Então a partir dos anos 40 começaram a acontecer as primeiras grandes ocupações ilegais que cada vez mais ganharam força com a chegada de migrantes nordestinos. E a partir dos anos 80 o local começou a ser controlado pelos traficantes e somente no início do século XXI com todas as políticas de pacificação onde o problema acabou sendo minimizado.

Sol Nascente (Ceilândia-DF)

Foi na época do governo de Juscelino Kubitschek que teria se iniciado a construção da cidade de Brasília, isto no final dos anos 50 e um fator muito importante foi deixado de lado, o que se fazer com os candangos, que eram chamados os migrantes nordestinos que foram para lá buscar emprego?

Esta falha teria tornado o Distrito Federal com este grande aglomerado de favelas no entorno do moderno plano Piloto. E a maior destas comunidades é a do Sol Nascente que conta com mais de 56 mil pessoas e fica localizada na cidade satélite de Ceilândia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook