Magazine Luiza anuncio nesta segunda –feira dia 13/06/2011, a compra das lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, por 83 milhões de reais. Este acordo inclui 121 lojas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Razões para a compra:
O magazine Luiza realizou o negócio pela razão de estar interessado pelo mercado estratégico do sul/sudeste, à qual a rede terá acesso por meio das lojas do Baú. Também é importante o foco na classe C, desenvolvido pelo Baú da Felicidade, sendo mais ou menos uns 3 milhões de clientes que passarão para o cadastro do Magazine Luiza. Sendo que tudo isto trará benefícios para o consumidor, que terá mais lojas com as quais contar para efetuar suas compras.O acordo será finalizado até o dia 31 de julho de 2011.
Já haverá a desvantagem de que o Magazine Luiza informou que algumas lojas podem ser fechadas, vendidas, transferidas ou integradas as do Magazine Luiza já existentes, motivo pelo qual muitos funcionários perderão seus empregos.
Razões para a venda:
Sendo que o grupo Silvio Santos diz que vendeu as lojas do Baú da Felicidade para se reestruturar e amenizar os impactos da venda do Banco PanAmericano, após a descoberta de uma fraude contábil.
O Grupo Silvio Santos pretende nos próximos 5 anos concentrar seus negócios no consumo, com a Jequiti Cosméticos, na comunicação, com o SBT e a Capitalização, com a Tele Sena.
Já a Magazine Luiza aumentará sua área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, o que equivale a cerca de 11% da área de vendas atuais.
Há ainda a oportunidade da Luizacred (financeira própria do Magazine Luiza) expandir sua base de cartões de crédito, oferecendo seus produtos e serviços de financiamento para os novos clientes.
E agora com a compra das lojas do Baú da Felicidade pela rede Magazine Luiza, toda a confiança imposta ao Baú da Felicidade pela imagem de Silvio Santos se perpetuara? O povo continuará a comprar nas antigas lojas do Baú? Nos resta aguardar para ver a reação dos consumidores.