Atualizado em: 11 setembro 2012

Fenomeno da Lua Azul: Entenda como tudo acontece

O mês de Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.
Você Sabia?
Que a Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.

Fenômeno pode ser visto há uma semana, e tem ocorrência a cada dois anos.

O fenômeno da ‘Lua Azul’ que aconteceu na última semana (31), mas que na verdade o grande satélite natural não mudou sua coloração; pegou muitas pessoas de surpresa, já que não entenderam como tal fato aconteceu. Mas não é algum tipo de anomalia, ou que seria o fim do dos tempos, não é nada disso.

Sobre a Lua Azul

O fenômeno acontece todas as vezes em que temos Lua cheia duas vezes no mês, e só tem a ocorrência a cada dois anos, devido a troca dos ciclos lunáticos, no caso quando ele é menor, e dura apenas 29,5 dias, quando temos um mês de 30 ou 31 dias, que com exceção de Fevereiro, que tem apenas 28 dias normais, e 29 nos anos bissextos; e dessa forma se caracteriza a possibilidade de termos duas Luas Cheias.

publicidade:

A última vez que o fenômeno havia acontecido, foi em Dezembro de 2009, e agora a nova previsão para a Lua Azul acontecer novamente, está marcada para Julho de 2015. Apesar dessa quase exatidão do fenômeno da ocorrência de dois em dois anos; há cada 19 anos pode-se ter duas Luas Azuis no mesmo ano, sendo uma em Janeiro, e a outra em Março. A última vez que aconteceu foi em 1999. Lembrando que o único mês que não pode ocorrer a Lua Azul, é em Fevereiro, por conta de ser um mês menor que o ciclo lunático.

Informação

A coloração azul, na qual não foi apresentada nesse ano, e que raramente dá as caras; só acontece quando a atmosfera retém partículas em suspensão maiores, do que o comprimento da onda da luz vermelha, na parte superior da grande camada atmosférica. Para tal fato ocorrer, grandes quantidades de cinzas devem ser liberadas ao ar, onde elas absorverão a luz vermelha, e vão deixar transparecer a luz azul que focará na Lua.

Isso só ocorrerá, se coincidentemente no mesmo dia, tiver uma erupção vulcânica, onde se produz muitas cinzas.O nome do fenômeno, ficou conhecido através de um erro em 1946, do editor da revista Sky and Telescope, James Hugh Pruett, que escreveu sobre Luas Azuis, quando se tratava de duas Luas Cheias no mesmo mês.

Fotos da Lua Azul

luazul89lua-azul-g-20120830Lua-Azul-e1346428578534Lua-Azul_1600x1200Lua AzulLuaAzulLua-azul--182916_1280x960lua-azul-4680lua azul5555luaazul78luaazulLuaAzul

Vídeo sobre a Lua Azul

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook