Atualizado em: 12 março 2012


Logistica Reversa dos Correios

Logística Reversa, serviço dos Correios que beneficia compradores e empresários. Os primeiros consegues a troca de seus produtos mais rápido, os outros preservam a imagem de suas empresas
Você Sabia?
No ano de 2011 os Correios comemoraram o 5º aniversário da Logística Reversa presente nas agências Brasil a fora. Essa comemoração chegou com novidades, algumas cidades poderão ter disponível o serviço SEDEX 10, que pretende entregar a encomenda às 10 horas da manhã do dia seguinte ao da postagem.
Logística Reversa

Logística Reversa: Serviço dos Correios que encurta o tempo da devolução e de um novo recebimento da mercadoria (Foto: Divulgação)

Para melhor atender os clientes e deixá-los mais satisfeitos os Correios sempre pensa em novos serviços que possam fazer com que todos, ao receberem uma encomenda postal se sintam bem servidos. O que iremos tratar aqui se chama Logística Reversa, essa é a novidade que está à disposição das pessoas jurídicas, que podem prontamente responder a qualquer reclamação de um cliente que não recebeu o produto que queria ou como queria.

Vamos a um exemplo prático para melhor ilustrar como funciona a Logística de Reversa dos Correios. Se alguém comprou um notebook de determinada loja e ao receber o produto na residência o comprador nota que o equipamento não funciona. Imediatamente esse cliente entrará em contato, seja por e-mail ou telefone.

O gerente da loja, que provavelmente irá interferir no caso, pode resolver o caso com simplicidade. Ele só precisa, através do site dos Correios, emitir um e-ticket que conterá o código de autorização de postagem e enviar ao solicitante. Com esse, o cliente lesado pode se dirigir a uma agência dos Correios para despachar o equipamento que não funciona e receber outro sem nenhum custo adicional.

Logística de reversa é pode ser usado pelas pessoas jurídicas com contrato SEDEX, PAC e e-SEDEX, o dono de negócio que ainda não utiliza esse serviço pode estar lesando o nome do próprio estabelecimento.

As vantagens de utilizar a Logística Reversa

  • Ajuda a preservar o nome e a imagem da empresa, pois a burocracia pela qual o cliente tinha que passar sem o serviço é eliminada, assim é possível evitar tantas reclamações e postagens falando mal da empresa através das redes sociais;
  • Rapidez para empresa e cliente, basta imprimir o e-ticket pelo site dos Correios;
  • O empresário não precisa esperar o produto com defeito chegar até ele para manda um novo ao endereço do cliente;
  • Os clientes podem acompanhar o andamento do processo através da web;
  • É possível gerar relatórios que comprovam as movimentações (do produto) realizadas;
  • Comodidade para o cliente e cumprimento do código do consumidor;
  • As operações da Logística Reversa são feitas por 13.700 veículos, sendo 5.700 caminhões, carros, etc, 13.000 motos e mais 18 linhas áreas, que funcionam no período da noite.

Para maiores informações acesse aqui.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook