Atualizado em: 4 fevereiro 2013

Limpeza de Fogão - Dicas para tirar os resíduos da Superficie

O fogão e o forno devem ser bem limpos todos os dias, a faxina resume-se a uma limpeza, onde ajuda a manter o seu bom funcionamento
Você Sabia?
Que os fogões são mais antigos do que se imagina. Suas primeiras formas surgiram na Idade Antiga, quando o homem deixou de ser nômade e passou a controlar o fogo.
limpeza fogao-01

Deixar o fogão muito tempo sem uma limpeza também acaba aumentando seu serviço na hora de tirar os resíduos

Algumas partes da cozinha devem receber especial atenção na hora da limpeza, e qualquer dona de casa tem os motivos na ponta da língua. Uma dessas partes sensíveis é o fogão, um eletrodoméstico essencial para qualquer residência e, como a maior parte deles, depende de uma manutenção constante e bem-feita para operar sempre da forma esperada.

Talvez o mais difícil na limpeza diária do fogão é que, diferente da maior parte dos eletrodomésticos de casa, é quase impossível não sujá-lo. Quando cozinhamos ou assamos qualquer coisa, provavelmente parte da gordura ou até resíduos de comida caiam sobre o fogão, o que faz dele um item que necessita de cuidado constante e limpeza diária.

publicidade:

Dicas de Limpeza do Fogão

1 – Lembrando que se a sujeira não for retirada poucos instantes depois de aparecer, provavelmente ela irá endurecer e triplicar o trabalho envolvido na sua retirada e limpeza.

2 – Logo depois de terminado o jantar, por exemplo, inclua nas tarefas de arrumação da cozinha e da louça a limpeza do fogão. Se há uma equipe de voluntários felizes e satisfeitos com o jantar, já atribua a um deles a tarefa específica de cuidar do seu fogão, sem esquecer claro do forno.

3 – Quanto aos produtos químicos utilizados, evite sempre produtos que contenham soda cáustica, e o detergente está incluído nesse grupo. Limpe o exterior do fogão com um pano úmido ou uma esponja macia, molhados em água e sabão neutro e lavados o tempo todo.

4 – Ainda na parte externa, retire os botões para uma limpeza mais profunda no painel. Se sobrou alguma mancha mais insistente, retire-a com água quente com suco de limão e um pouco de vinagre, o que deve resolver de vez o imprevisto.

5 – Para os bocais, limpe-os com fios de aço ou acessórios especialmente desenvolvidos para o caso de entupimento, e evite sempre utilizar palitos de dente, que são frágeis e quebram, ficando presos no interior dos bocais.

6 – No caso do forno, a recomendação do pano e esponja é válida também, e se esse for do tipo auto-limpante, utilize apenas água.

7 – Para limpeza mais pesada ou pedaços de alimentos grudados e gordura acumulada, nunca utilize palha de aço ou facas. Isso prejudica muito o seu fogão e diminui sua vida útil.

8 – Há produtos específicos para remoção de gordura que amolecem a sujeira e não são abrasivos, preservando seu interior e mantendo sempre seu forno como novo.

Vídeo de Como Limpar o Fogão

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook