Atualizado em: 14 julho 2011

Lei do Telhado Branco - O que é?

Lei do Telhado Branco, saiba mais sobre esta lei que esta causando polêmica em São Paulo. Descubra quais as razões e os beneficios dessa nova lei.

Telhado BrancoHá um projeto de lei proposto pelo vereador Antonio Goulart (PMDB) que torna obrigatório a adoção de telhados brancos na cidade de São Paulo. O projeto de lei n° 615/2009, tem por justificativa a redução nos gastos de energia elétrica para o resfriamento dos imóveis e a substancial diminuição da formação de ilhas de calor. Sendo que se conseguiria isto com o aumento da reflexão da luz pela cor branca.

O prazo para adaptação das construções será de 180 dias e o projeto manda que os cidadãos realizem a adaptação com seus próprios recursos, sem ajuda municipal alguma.

publicidade:

O projeto também não diz quais serão as sansões (punições) para os contribuintes que não fizerem a pintura. A lei se baseou num dos pontos da campanha One Degree Less (Um grau a menos).

Enfim a lei tem como objetivo diminuir a absorção de calor e com isso reduzir o consumo de energia com ventiladores e ar-condicionado. Mas pode se dar o efeito contrário se a tinta usada para pintar os telhados for à base de água, pois elas são suscetíveis à colonização por fungos, conhecidos como mofo ou bolor. Esses microorganismos vão causar o escurecimento dos telhados e por conseqüência o aumento do consumo de energia com ventilação.

Enfim, se teria de providenciar a limpeza periódica dos telhados. O que fora o custo para o proprietário, acarreta o risco e acessibilidade para o funcionário que realizará o serviço.

Para isto poderia se usar telhados de zinco, que refletem a luz, mas mesmo estes precisam de limpeza periódica.

Telhado

 

 

 

 

 

 

 

O governo colocar todo o custo a cargo da população vai tornar a questão muito onerosa e palco para muitos debates e contestações.

A idéia é boa mas precisa de adaptações e esclarecimentos à população. Alem de subsídios que facilitem sua instalação. Talvez uma redução no IPTU de quem instala o telhado branco, dê mais resultados, que uma lei imposta.

A Lei do Telhado Branco ajuda a reduzir o calor da cidade e o consumo de energia, mas precisa de discussões de especialistas para uma melhor adaptação à realidade do dia-a-dia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook