Atualizado em: 6 agosto 2012

Juri Popular – Como Participar

Juri Popular - Como Participar

O Júri Popular é formado por pessoas da sociedade e é responsável pelo veredicto de uma condenação. Geralmente o Júri é chamado em casos de crimes que deixam toda a sociedade chocada, assim com o assassinato da menina Isabela Nardoni e o caso de Suzana Von Richthofen. As pessoas não são escolhidas por classe social ou atividade e sim por antecedentes criminais.

publicidade:

A ficha do escolhido deve ser completamente limpa, sem nenhum problema com a justiça. Ele pode se candidatar ou ainda ser escolhido. Seu nome passa a constar numa lista elaborada pelo juiz-presidente da Comarca. Nas grandes cidades são enviados ofícios à empresas, bancos e outros tipos de locais para que sejam indicados funcionários para o júri.

Muitos profissionais aceitam a tarefa e participam do júri. Na verdade você não pode negar ao pedido do júri, apenas por uma alegação muito convincente e concisa. Quem tiver interesse em ser jurado voluntário também pode se inscrever no Tribunal do Júri de sua cidade. Sendo assim, o juiz-presidente escolhe os nomes que irão compor o júri de determinado julgamento.

Em caso de assassinatos polêmicos em que há provas e evidencias de que o suspeito realmente é o grande assassino, é difícil o júri não ser unânime na decisão de condenar o réu. Por isso se você deseja participar saiba que precisa estar em dia com a justiça e deve se candidatar no Tribunal do Júri de sua cidade. Se você não sabe onde fica, pode se informar no Fórum ou ainda na Câmara Municipal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook