Atualizado em: 18 junho 2011

ISO 9000 - O que é, Conceito e Normas

Saiba mais sobre a ISO 9000. Aprenda o que é, os conceitos básicos envolvidos, as normas e os requisitos para conseguir a certificação em âmbito nacional.

ISO 9000Tratamos por ISO 9000 o conjunto de normas técnicas utilizadas como modelo para a gestão da qualidade nas organizações, independente do tipo ou tamanho desta. A sigla ISO quer dizer International Organization for Standardization, que significa na língua portuguesa Organização Internacional para Padronização e se trata de uma organização não governamental criada em Genebra no ano de 1947. A ISO 9000 tem como principal função desenvolver normas padrões para produtos e serviços, promovendo a melhoria continua da qualidade.

Esta gestão da qualidade dentro das organizações está basicamente envolvida com a determinação de requisitos que tendem a auxiliar a otimização dos processos, visando a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos, a fim de envolver a organização num processo de melhoria contínua de avanço organizacional. Nos dias de hoje a ISO confere às empresas certificadas um maior potencial competitivo e credibilidade frente ao mercado, tornando-se uma opção vantajosa para os que desejam obtê-la.

publicidade:

Requisitos para Obtenção

QualidadeAs normas que compõem a ISO 9000 foram elaboradas através de um consenso a nível mundial acerca dos fatores considerados relevantes para a obtenção de qualidade no que se refere a produtos, processos e serviços. Dentre as normas para obtenção da certificação podemos citar a padronização dos processos-chave, o monitoramento da produção para garantir os aspectos de qualidade do produto, implementação e manutenção de registros para fins de controle, inspeções de qualidades e tomada de ações corretivas e revisão do processo a fim de garantir sua eficácia.

Considerações

Como já vimos, a obtenção de um certificado ISO 9000 sugere que a organização tem um sistema voltado para a qualidade e este foi obtido por meio do cumprimento de requisitos estipulados para sua obtenção. Vale ressaltar que nenhuma companhia é obrigada a obter a certificação, levando em conta que as normas foram criadas a fim de que as companhias as adotassem voluntariamente, porém, a maioria das empresas nos dias de hoje exigem de seus fornecedores a implantação da ISO para garantir produtos ou serviços de qualidade por parte do fornecedor. Além disso, muitas empresas utilizam da ISSO como estratégia de marketing, a fim de captar mais clientes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook