Atualizado em: 8 maio 2012

ISO 14000: Definição e Gestão Ambiental

Entenda as exigências feitas pela ISO 14000 e saiba o que devem fazer os empresários para que suas empresas recebam o certificado dado para as que respeitam o meio ambiente.
Você Sabia?
Existe uma norma muito parecida com a ISO 1400, o que muda é o nível que cada uma atende. A BS 7750 é uma norma britânica que zela pela questão ambiental a nível mundial.
ISO 14000

O ISO 14000 defende que as empresas respeitem um limite e não agridam o meio ambiente de forma desastrosa. (Foto: Divulgação)

O ISO 1400 define que as empresas públicas e privadas devem respeitar os parâmetros e diretrizes criadas para que o impacto que elas provocam ao meio ambiente seja diminuído. A empresa que segue a esse conjunto de normas reduz o dano que causa.

Mas o ISO (Organização Internacional para Padronização) exige e fiscaliza se o que foi estabelecido é cumprido dentro das organizações, só dessa forma o empresário consegue obter o certificado, que é de extrema importância, pois significa que a empresa tem consciência ambiental.

publicidade:

O papel de qualquer empresa, principalmente as que devem seguir a legislação ambiental precisam capacitar seus funcionários para que sigam o que foi preestabelecido.

ISO 14001 – Meio Ambiente

A ISO 14001 é a principal norma da ISO 14000, é ela que trata especificamente da questão de gestão ambiental. A intenção é achar maneiras de fazer com que a produção e sustentação da economia não afrouxem, mas ao mesmo fazer com que a natureza não seja prejudicada.

Nesse caso toda e qualquer organização, isso incluí:

  • Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco;
  • Montadoras e seus fornecedores;
  • Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados;
  • Sites únicos até grandes companhias multinacionais;
  • Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook