Atualizado em: 7 outubro 2013

O que é IPI? Quais as taxas de Impostos nos produtos

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou que no dia 27 de agosto de 2013 o Brasil atingiu a marca de R$ 1 Trilhão em impostos pagos pelo brasileiro desde o início de 2013.
Você Sabia?
Que o crédito prêmio do IPI surgiu como estímulo fiscal às empresas fabricantes e exportadoras de produtos manufaturados em 1969, pelo Decreto-Lei n. 491.
IPI ( Imposto Sobre Produtos Industrializados) 2

IPI, é um imposto acrescido do Imposto de Importação e demais taxas exigidas

Oque é

O IPI ( Imposto Sobre Produtos Industrializados) é um imposto federal cobrado pelo governo sobre os produtos industrializados ou importados  no Brasil.

O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incide sobre todos os produtos industrializados, sejam eles nacionais ou importados, exceto jornais, revistas, livros e papel para impressão destes materiais, produtos a serem exportados, ouro, quando entendido como ativo financeiro ou instrumento cambial, energia elétrica, combustíveis, minerais e derivados do petróleo produzidos no país.

publicidade:

Informações

A alíquota imposta sobre os produtos industrializados varia conforme a natureza destes e de suas funções. Carnes, leite e seus derivados e farinha, por exemplo, possuem alíquota de 0%, enquanto que o cigarro possui alíquota superior a 300%.

O governo federal pode aumentar o IPI sobre determinados produtos para garantir que o consumo seja diminuído, como no caso dos cigarros, produtos de luxo e bebidas alcoólicas. Mas há produtos que tem o seu IPI reduzido para fomentar o seu consumo como aconteceu com os automóveis e refrigeradores, fogões e máquinas de lavar, secadoras de roupa, micro-ondas, lavadoras de louça e condicionadores de ar,que tiveram IPI reduzido para estimular as suas vendas.

Para saber quais as taxas de IPI cobrada sobre os produtos acesse o site: www.receita.fazenda.gov.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook