Atualizado em: 11 agosto 2011

Ioga ou yoga?

Qual a forma de se escrever Ioga? Você descobrirá a seguir!

Nossa língua portuguesa é um tanto complexa e muitas vezes nos confundimos na hora de escrever algumas palavras pouco usuais. Principalmente depois da reforma ortográfica onde algumas regras mudaram, ficou mais difícil ainda porque tivemos que “reaprender” palavras que aprendemos quando fomos alfabetizados.

publicidade:

Hoje a questão é em relação a uma prática que estimula o equilíbrio, força, bons pensamentos e hábitos, a Ioga ou seria Yoga?

Trata-se de uma questão lingüística e fomos pesquisar e deixaremos todas as conclusões que encontramos para vocês.

Ioga ou Yoga?

  • Na língua portuguesa ioga é um substantivo feminino e escrito com “i” sem acento. Portanto a pronúncia e a grafia correta desta palavra em português é ioga e pronunciamos ó e a mídia em geral já tem utilizado a palavra escrita “Ioga”
  • Agora em sânscrito esta palavra significa união do espírito, mente e corpo é masculina e pronunciada com o ô fechado.
  • Tradicionalmente a vemos escrita assim yoga porque se refere à língua inglesa e desta forma também é considerado correta yoga.

Por isso chegamos à conclusão que algumas palavras sofrem o que podemos chamar de internacionalização da escrita.

Em vários livros vemos a palavra Ioga escrita das duas maneiras e sem problemas o que nos faz concluir que não existe problema algum em escrever das duas formas.

Falando em Ioga ou Yoga, esse caminho tem atraído milhões de adeptos que perceberam grandes mudanças no seu corpo e mente através da prática.

Seria como se você estivesse educando seu corpo e sua mente para ter cada dia mais saúde física, mental e poder de concentração e se consegue estes benefícios praticando a Ioga diariamente.

Ao contrário da atividade física normal a ioga aquieta a mente para despertar o corpo.

Conclusão segundo o dicionário Aurélio

Ioga, segundo o dicionário Aurélio, é um substantivo feminino, escrito assim, com “i”, e falado com “o” aberto. Mas os iniciados fazem questão de respeitar as raízes. A palavra, como informa o próprio Aurélio, vem do sânscrito. Aí, é um substantivo masculino, escrito com “y”. E pronunciado com “o” fechado, como se tivesse acento circunflexo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook