Atualizado em: 4 julho 2013

Inscrição Estadual: O que é, quem precisa e como solicitar

A solicitação para cancelamento da inscrição estadual deverá ser feita por meio do PGD, juntamente com o pedido de cancelamento do CNPJ.
Você Sabia?
Que no Brasil a Inscrição Estadual (IE) é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual.
INS

Veja os procedimentos para obter Inscrição Estadual

Aqui no Brasil a Inscrição Estadual (IE) nada mais é do que o registro dos contribuintes junto ao cadastro do ICMS que é mantido através da Receita Estadual, isto com a inscrição, o contribuinte do ICMS deverá passar a ter um registro formal de seus negócios juntamente a Receita Estadual do estado onde estiver estabelecido seu negócio.

Este registro em alguns casos é requerido com um preenchimento de Ficha Cadastral, a FC. Esta ficha deverá ser preenchida toda a vez que os contribuintes fizerem qualquer tipo de alterações de cadastro.

publicidade:

Além disto, em outros estados as fichas voltadas para Inscrições Estaduais poderão contar com outros nomes como por exemplo no estado do Paraná, o que se chama DUC – Documento Único de Cadastro.

Informações

No ano de 2012 a maior parte dos estados brasileiros já ficam integrados com o chamado Cadastro Sincronizado da Receita Federal Brasileira, este que poderá ser realizadas com diversas operações que são relacionadas com um CNPJ e ainda a Inscrição Estadual, não sendo necessário que exista o preenchimento tanto de FC ou mesmo de DUC.

As empresas que não são contribuintes de ICMS deverão estar desobrigadas de contar com uma inscrição Estadual, sendo o caso dos bancos, dos hospitais, laboratórios e ainda todas as várias outras empresas de prestação de serviços.

Como Realizar a Solicitação de Inscrição

As pessoas acabam ficando um pouco perdidas quanto aso seus preenchimentos de vários documentos e quanto as várias funcionalidades destes serviços, com a internet fica tudo muito mais fácil, e as pessoas ainda acabam se encontrando em posições melhores quanto a suas determinadas informações.

Este é um registro que somente será oficializado e solicitado a partir de um preenchimento de uma ficha de cadastros que carrega consigo uma sigla, a chamada FC na Receita Federal, com isto esta ficha é uma identidade, e cada uma das alterações de cadastro deverão ser modificadas diretamente na ficha, mantendo assim seus negócios organizados e ainda completamente dentro de normas quanto aos endereços, telefones, rendas brutas, entre outros serviços. É importante que se tenha este documento principalmente se for empresas de serviços.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook