Atualizado em: 19 agosto 2013

Infração e Multas por trafegar em faixa de ônibus

As multas e infração por trafegar em faixa exclusiva para ônibus em São Paulo começam a ser aplicadas no dia 26 de agosto.
Você Sabia?
Que a multa surgiu em 2001 como forma de compensar as perdas do FGTS em função dos Planos Verão
Multas por trafegar em faixa exclusiva de ônibus sobem 25% no semestre

Multas por trafegar em faixa exclusiva de ônibus sobem 25% no semestre

No dia 26 de agosto, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começará a aplicar multas para  os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte-Sul, por todo o trecho que começa na região da Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte, indo até a região da Avenida do Jangadeiro, na Zona Sul.

Sendo que até o dia 26 de agosto os motoristas que invadirem a faixa exclusiva para ônibus serão apenas orientados para respeitar a sinalização de trânsito.

publicidade:

Informação

Segundo  o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é considerado uma infração leve, que gera perca de três pontos na carteira de motorista e uma multa de R$ 53,20. Sendo que exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa do Corredor Norte-Sul é para o período de segunda a sexta-feira, das 6:00 às 22:00 horas,em ambos os sentidos. Este projeto faz parte da operação “Dá Licença para o Ônibus”, que tem por objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

O cumprimento desta lei será feito por cerca de 24 agentes, sendo 12 agentes para  cada sentido. Sendo que a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável por gerenciar o transporte público da cidade, também irá ter fiscais para esta operação.

No dia 12 de agosto, foi implantada a terceira etapa das faixas exclusivas para ônibus no Corredor Norte-Sul, nas avenidas Washington Luís, Interlagos, do Jangadeiro e Senador Teotônio Vilela. Sendo que o segundo trecho, em funcionamento, passa pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Professor Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís. Já o primeiro trecho foi inaugurado entre as ruas Paineira do Campo e Carlos de Souza Nazaré.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook