Atualizado em: 14 janeiro 2011

Imprensa Marrom – Significado

A imprensa marrom, também chamada de imprensa cor-de-rosa uma forma de como se porta um jornal ou qualquer outro veículo de imprensa. A imprensa cor de rosa usa de sensacionalismos para passar os tema, é exagerada e leva o assunto sempre para o lado de seu interesse.

publicidade:

Existem jornais que fazem isso, porém informam ao leitor sobre qual ótica a notícia é veiculada. O problema ocorre quando isso é omitido. Muitas vezes a imprensa usa isso para atender os desejos de empresários, políticos entre outros. É uma grande falta de ética, pois foge aos princípios básicos do jornalismo que é a clareza, objetividade e parcialidade.

A imprensa marrom se mostra como um poder enorme visto que a imprensa é um meio de comunicação de massa, ou seja, muitas pessoas podem ser influenciadas por ela e assim gerar grandes mudanças na sociedade.

No tempo do regime militar houve muito disso, já que naquela época existia a censura, não podendo assim passar as notícias verdadeiras contra o atual governo da época.

A imprensa marrom usa de artimanhas jornalísticas e persuasivas para mudar totalmente o foco da notícia em questão. Por causa desse problema é que se deve ter um olhar crítico quanto aos meios de comunicação da imprensa. Porque ainda existem muitos que fazem uso da imprensa marrom até hoje.

Espero que você tenha gostado. Fique sempre alerta ao ouvir uma notícia. Até mais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook