Atualizado em: 30 abril 2010

Imposto de Renda 2011


O leão vem no próximo ano com as garras mais afiadas e com dentes bem amolados para levar a sua parte sobre a produtividade das pessoas físicas e jurídicas brasileiras. Essa é a avaliação que dá pra se fazer quando foram noticiadas as mudanças para o Imposto de Renda 2011.

A partir do próximo ano, as primeiras mudanças sentidas serão no limite mínimo de renda anual para a obrigatoriedade de entrega da declaração que vai saltar dos R$ 17.215,08 previstos na declaração de 2010 para R$ 22.487,25 na de 2011.

publicidade:

Esse novo valor levará em consideração o desconto padrão de 20% na declaração, que passa a inserir pessoas que recebem até o novo valor definido na faixa de isenção do IR. Contudo, a flexibilidade para entrega do limite de renda não vai impedir o contribuinte de fazer a declaração no ano que vem.

Traduzindo, caso a pessoa tenha o imposto retido na fonte ao longo do ano, ela poderá fazer a declaração e receber em 2011 a restituição do tributo pago ao longo de 2010.

Outra mudança é o fim da entrega das declarações em formulário de papel. 2010 marca a despedida do antigo modo de declarar.

A mudança é com base em números que afirmam que no ano passado apenas 127 mil declarações foram feitas em papel, no total de mais de 25 milhões.

Além da pouca quantidade de declarações, o formulário também será retirado pela complicação de ser processado pela Receita e ainda não trazer muitas vantagens para os declarantes.

Apesar das mudanças serem profundas, os declarantes terão ainda um ano para se adaptarem. Sem o formulário, as declarações só poderão ser entregues pela internet ou por meio de disquete.

A declaração através do papel é, sem dúvidas, mais lenta em todos os aspectos de ser processada se comparados ao envio da declaração pela internet, sem contar que era muito grande a quantidade de declarações preenchidas de forma errada.

Quem ainda não tem habilidade com esse novo modo de lidar com o leão não deve desanimar. Como já dito, ainda há um ano para se adaptar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook