Atualizado em: 15 março 2011

Igpm Ipca – Diferença

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) foi criado sob o princípio de ser um indicador para delimitar as correções de alguns títulos com renda pós-afixada, acima de um ano, emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários. Conforme foi se modificando ao longo do tempo, o IGPM acabou se tornando o índice utilizado para o ajuste de acordos de aluguel e de algumas cotações, como as de energia elétrica. O IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de forma mensal e é divulgado no final de cada mês de referência.

publicidade:

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se trata do índice oficial do Governo Federal para a estimativa de mensuração das metas inflacionárias, contratadas com o FMI, desde julho/99. Basicamente, o funcionamento se dá pela seguinte forma: o Sistema Nacional de Preços ao Consumidor (SNIPC) realiza a produção contínua e sistemática de indicadores de tarifas ao consumidor, utilizando concessionária de serviços públicos, domicílios (para levantar dados a respeito de aluguel e condomínio), estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços para coleta de dados.

A população-alvo do IPCA envolve as famílias residentes nas áreas urbanas das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia com rendimentos mensais abrangidos na faixa entre 1  e 40 salários-mínimos, quaisquer que sejam as fontes de renda.

 

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook