Modificado em: 29 fevereiro 2012

IGP-M 2012 - Aluguel, Previsões e cálculos

Todo início do ano é o momento em se preocupar com os ajustes da taxas que se paga. Agora é a vez do IGP-M, índice responsável pelo reajuste do aluguel que ocorre todos os anos, para quem para aluguel é bom se preparar, você irá pagar 3,43% a mais em 2012
Você Sabia?
Para medir o IGP-M de cada mês, a Fundação Getúlio Vargas toma como base o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês vigente, depois é só somar os resultados, mês a mês, e assim obter o número que mostra o reajuste anual de aluguel e energia elétrica, principalmente.
IGP-M 2012

É hora de analisar o valor do aluguel, o IGP-M subiu 3,43% esse ano (Foto: Divulgação)

Quem elabora o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) é a Fundação Getúlio Vargas, esse é o índice responsável por delimitar o reajuste do valor do aluguel das residências em todo o país. Durante todos os meses do ano a tabela do índice IGP-M é atualizada, assim todo início de ano os valores são somados e é possível obter o reajuste para o próximo.

Neste ano de 2012 a variação acumulada entre o período de março de 2011 a fevereiro de 2012, foi de 3,43%, sendo assim, os aluguéis que vencem em março terão essa porcentagem de reajuste.

Segundo informações contidas no Jornal da Tarde o IGP-M 2012 teve queda de 0,06% no mês de janeiro e a taxa acumulada para esse ano só não foi mais baixa do que a de 2010, que chegou a 2,88% e quem fica feliz com essa notícia são os inquilinos, que deverão pagar a mais pelo aluguel, porém nada que fuja muito do orçamento.

Como fazer o cálculo do IGP-M

Não precisa achar que muitas contas precisarão ser feitas, a porcentagem às vezes assusta, mas calma uma simples operação de multipllicação soluciona o seu problema rapidamente.

Basta ter em mãos uma calculadora e multiplicar o valor do aluguel que você pagou no último mês e multiplicar pelo valor da taxa acumulada, que no caso é de 3,43% feito isso você terá o tanto de acréscimo que terá em seu aluguel.

Por exemplo, se o valor do seu aluguel é de R$ 1.000,00, com o reajuste do IGP-M ele passará a custar R$ 1034,30. Veja:

1000×3,43 = 34.30, soma-se esse valor ao do aluguel anterior e se obtém o resultado final.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook