Atualizado em: 18 março 2013

IDH - o que é e como é feito o cálculo

Você que não sabe o Índice de Desenvolvimento Humano é um método para estabelecer a qualidade de vida de um determinado território.
Você Sabia?
Que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma plataforma comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento.
IDH

O Brasil registrou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano no ano de 2012

O IDH (Índice de desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de Desenvolvimento Humano e que tem a finalidade de  classificar os países como: Desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), Em Desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e Subdesenvolvido (desenvolvimento humano baixo).

O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800.

publicidade:

Calculo

São computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

Para o cálculo do IDH utiliza-se o critério educação, onde considera-se a taxa de alfabetização e a taxa de matrícula; no critério longevidade considera-se a expectativa de vida ao nascer; e no critério renda considera-se o PIB per Capita (PIB total dividido pelo número de habitantes do país) medido em dólares.

Sendo que todos os anos os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de estados, cidades, aldeias, etc.

Brasil no Ranking

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil em 2012, colocam o país no 85º lugar num ranking de 187 países, de acordo com informações do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgadas em março de 2013.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook