Atualizado em: 18 março 2013

IDH - o que é e como é feito o cálculo

Você que não sabe o Índice de Desenvolvimento Humano é um método para estabelecer a qualidade de vida de um determinado território.
Você Sabia?
Que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma plataforma comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento.
publicidade:
IDH

O Brasil registrou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano no ano de 2012

O IDH (Índice de desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de Desenvolvimento Humano e que tem a finalidade de  classificar os países como: Desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), Em Desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e Subdesenvolvido (desenvolvimento humano baixo).

O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800.

publicidade:

Calculo

São computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

Para o cálculo do IDH utiliza-se o critério educação, onde considera-se a taxa de alfabetização e a taxa de matrícula; no critério longevidade considera-se a expectativa de vida ao nascer; e no critério renda considera-se o PIB per Capita (PIB total dividido pelo número de habitantes do país) medido em dólares.

publicidade:

Sendo que todos os anos os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de estados, cidades, aldeias, etc.

Brasil no Ranking

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil em 2012, colocam o país no 85º lugar num ranking de 187 países, de acordo com informações do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgadas em março de 2013.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook