Atualizado em: 15 outubro 2013

Idade Gestacional - Como são feitos os cálculos

Aprenda aqui no Sempre Tops a calcular a idade gestacional.
Você Sabia?
O cálculo da idade gestacional é um cálculo que se faz para saber de quantas semanas a mulher está grávida e calcular a data prevista do parto.
Idade Gestacional - Como são feitos os cálculos ( Foto: Divulgação)

Idade Gestacional – Como são feitos os cálculos ( Foto: Divulgação)

Toda mulher quando engravida começa a viver uma fase das mais diferentes e especiais da vida com todas as mudanças físicas e emocionais, além dos preparativos. Muitas mulheres ficam com algumas dúvidas e por isso viemos trazer informações a respeito de como são feitos os cálculos da idade gestacional já que a principio parece um bicho de sete cabeças, mas explicaremos de forma simples e detalhada.

Idade Gestacional – Como são feitos os cálculos

  • O cálculo de uma gestação começa a ser contada desde o primeiro dia da última menstruação já que a data exata da última ovulação não é possível saber.
  • Para calcular a idade gestacional comece marcando no calendário o primeiro dia da última menstruação e assim poderá contar as semanas da sua gravidez.
  • Como toda mulher ovula na maioria dos casos no 14º dia existirá sempre uma variação de 2 semanas a menos que as semanas contadas.
  • Normalmente a data aproximada do parto é quando a gestante completa 40 semanas de gestação e o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou 2 semanas depois.

Sabemos que não é uma tarefa fácil traduzir a gravidez em semanas e vocês perceberão que através da ultrassonografia poderá ter variações quando o médico medir o bebê no exame e esta variação é normal já que como falamos anteriormente não tem como calcular o dia exato da ovulação.

publicidade:
Idade Gestacional - Como são feitos os cálculos ( Foto: Divulgação)

Idade Gestacional – Como são feitos os cálculos ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook