Atualizado em: 28 setembro 2010

IBOPE – Pesquisa eleitoral – Eleições 2010

IBOPE. Esta sigla tão falada em tempos de eleições significa Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisa e Estatística, um órgão que tem muita credibilidade diante dos brasileiros e dos meios de comunicação de todo o Brasil quando o assunto é mostrar quem está na frente na corrida presidencial, para o governo de cada estado e para o senado.

publicidade:

Pesquisas

O trabalho do IBOPE é apresentado em números que vem com margem de erro porque não dá para considerar os valores que fogem da exatidão dos cálculos.

E nestas eleições de 2010 a entidade tem trabalhado e muito para apresentar aos eleitores de todo o Brasil quem possui chances de levar as eleições em cada estado e também qual o presidente que está as portas do Palácio do Planalto.

Números

A cada dia, o IBOPE lança novos dados mantendo o eleitor informado da opinião popular sobre o futuro do país. E agora em setembro, faltando poucos dias para as eleições, o Ibope divulgou nova pesquisa eleitoral sobre a sucessão presidencial.

Confira os dados e a evolução dos números:

Em Abril, quando todos eram apenas pré-candidatos Serra tem 36%, contra 29% de Dilma.

Isso mostrava o Governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na dianteira com 36%, seguido da ministra Dilma Rousseff (PT), com 25%, Ciro Gomes (PSB), com 11% e Marina Silva (PV), com 8%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Das quatro últimas pesquisas realizadas, a Ibope foi a que deu a maior vantagem ao candidato tucano José Serra.

Mas o sobe desce prosseguiu e agora em agosto, Dilma sentiu o gosto de vencer no primeiro turno com 52% das intenções de voto, deixando Serra com 25% e Marina Silva com 10%.

No entanto, como o dinamismo que impera nas eleições, os números mudaram e agora Dilma experimenta uma queda de intenções de voto e a chance de ir para o segundo turno com José Serra.  Assim mostra o IBOPE.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook