Atualizado em: 25 novembro 2010

Horário de verão

O Horário de verão é uma medida de economia e que tem resolvido muito em muitas cidades do Brasil.

publicidade:

O horário de verão que começou no dia 17 de outubro se prolongará até dia 20 de fevereiro de 2011, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

Quem fornece essa informação é o Ministério de Minas e Energia, responsável por acompanhar e analisar com permanência e ininterruptamente a segurança do fornecimento eletro energético em todo território nacional.

Essa norma serve para conscientizar a população sobre o aproveitamento da luz do sol, e também uma forma de estimular o uso de forma racional, de energia elétrica.

O horário de verão objetiva a diminuição do carregamento de linhas de transmissões, nos sistemas de distribuição, para que o atendimento seja de maneira eficiente para dias de maior consumo.

É uma medida que gera mudanças significativas.

O governo constata que a redução média, nas regiões onde existe esta medida, é de aproximadamente 5%.

Não existe essa aplicação em estados do nordeste e norte, por existir um melhor aproveitamento nas regiões que são aplicadas, hoje, e por se constituírem nestes mercados na maior parte do país.

Já fizeram testes nas regiões norte e nordeste, mas como tiveram poucos benefícios não foi recomendada outra aplicação nesses locais.

Portanto se você for viajar para alguma cidade destas regiões fique ciente que o horário não sofre nenhuma alteração.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook