Atualizado em: 16 fevereiro 2011

Horário de Verão 2011

“[o horário de verão] possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência“, afirma o Ministério de Minas e Energia.

publicidade:

O horário de verão acaba em 20 de fevereiro deste ano, sendo válido para o Centro-Oeste, para o Sudeste e para o Sul do país.

Sendo o único país equatorial do mundo a adotar o horário, o Brasil estabeleceu o horário de verão desde 1931 por Decreto de Getúlio Vargas. Porém, o horário de verão foi primeiramente adotado pela Alemanha em 1916, seguida pela Inglaterra. Possui o objetivo primordial de adaptar atividades diárias à luz do dia, além de economizar de energia.

Para saber mais sobre o horário de verão, clique aqui, onde você encontra histórico detalhado sobre o horário de verão, os mecanismos de funcionamento, detalhes sobre seu uso no Brasil, o porquê de sensações curiosas com relação às mudanças temporais e mais. Não deixe de conferir quando e como começa e termina o horário de verão, uma vez que está intimamente relacionado à vida cotidiana, ou seja, ao trabalho, estudo, lazer e demais atividades rotineiras e indispensáveis.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook