Atualizado em: 21 março 2013

O que é Homilia - Entenda mais sobre

Homilia não é só fazer a leitura bíblica; é preciso a palavra falada do padre para explicar, explicitar, aprofundar, aplicar as escrituras na vida atual das pessoas.
Você Sabia?
Que missa missa do galo assinala o nascimento de Cristo, na noite de 24 para 25 de Dezembro. Começou a ser celebrada no século V, e diz a lenda que o seu nome deve-se ao fato de ter sido nessa noite a única vez que um galo cantou à meia-noite.
Homilia 1

Homilia é uma prelecção dada por um sacerdote no decorrer de uma missa

Sobre a Homilia

Segundo as definições dos dicionários  a  palavra Homilia significa conversa familiar. Outras definições declaram que Homilia é um discurso claro e adaptado à compreensão de todos os presentes, sobre as escrituras. Sendo que homilia seria uma explicação familiar das Escrituras, fazendo sempre referência à vida atual das pessoas.

Os próprios católicos colocam a palavra Homilia como sendo uma pregação das escrituras feita pelo padre, como uma explicação da leitura, dada em forma de discurso, sendo conduzida de tal forma que se faça a ligação entre o que está dito nas escrituras com a vida atual dos paroquianos.

Outras Informações

A Homilia deve clarear as leituras e questionar a realidade, tentando perceber o sentido dos acontecimentos no plano de Deus, tendo como ponto de referência a pessoa, a vida, a missão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

A Homilia não é um sermão, discurso ou pregação, nem mesmo um encontro catequético ou estudo bíblico. Não basta explicar os textos bíblicos, é preciso ligá-los com a realidade da comunidade para tocar os corações, fazendo assim  a conversão e a transformação pessoal de cada indivíduo e da sociedade como um todo.

A homilia é obrigatória nas missas dos domingos e festas de preceitos, além de recomendada nos outros dias.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook