Atualizado em: 30 setembro 2011

Histórico do programa espacial chinês

Satélite pronto para o lançamento na base de Xichang

Satélite pronto para o lançamento na base de Xichang

Com o grande impulso que o programa espacial chinês recebeu após anos de altas taxas de crescimento do país asiático, cada vez mais é importante conhecer a história dos fatos que levaram a China a lançar nesta quinta feira (29), o primeiro módulo da sua primeira estação espacial, chamada “Tiangong-1”, que significa “palácio celestial” em português.

A China ainda tem planos de chegar a Lua no ano de 2013. Então vamos conhecer os principais acontecimentos do programa espacial chinês, criado em 1956, em ordem cronológica.

publicidade:
Astronautas chineses

Astronautas chineses

1956 – Criado o primeiro centro de pesquisas de mísseis e foguetes, o Instituto Número 5, subordinado ao Ministério da Defesa e liderado por Qian Xueshan, cientista chinês treinado nos EUA e um dos pais do programa espacial chinês.

1964 – Um foguete transportando ratos albinos é lançado com sucesso a partir de Guangde, na província oriental de Anhui.

1970 – A China se torna o quinto país do mundo a colocar um satélite em órbita, o Dongfang Hong I (Oriente Vermelho), enviado pelo foguete Longa Marcha e destinado a experiências científicas.

1975 – A China lança seu primeiro satélite recuperável, retornando à Terra três dias depois e se torna o terceiro país do mundo a conseguir este feito.

1988 – China lança seu primeiro satélite meteorológico, o FY-1A.

1990 – A China testa o foguete lançador Longa Marcha CZ-2E, projetado para o transporte de espaçonaves tripulada.

1990 – O Governo da China anunciou como prioridade do Estado, os voos espaciais tripulados e estabelece o nome de Shenzhou (vaso divino) para as naves espaciais.

1999 – A China lança a nave espacial Shenzhou I, de caráter experimental, que após 21 horas de vôo e 14 voltas ao redor da Terra, encerrou sua viagem retornando a Terra na região da Mongólia Interior.

2001 – Lançamento do foguete Shenzhou II com projetos científicos espaciais.

2002 – China lança a nave espacial Shenzhou III, que orbita ao redor da Terra 108 vezes e retorna 1 de Abril.

2003 – Lançamento da primeira nave espacial tripulada, a Shenzhou V. Yang Liwei, o primeiro astronauta chinês a ir ao espaço, orbita 14 vezes ao redor da Terra em 21 horas e aterrissa em 16 de outubro.

2005 – A Shenzhou VI é lançada com dois astronautas a bordo, Fei Junlong e Nie Haisheng.

2006 – China lança dois satélites para exploração do espaço com o foguete de Larga Marcha 4B, com foco no estudo da radiação no espaço.

14/05/2007 – Lançado com sucesso um satélite de comunicações para a Nigéria, o primeiro de seu tipo na África e se constitui a primeira vez que um comprador estrangeiro adquire um satélite chinês e seu serviço de lançamento.

01/06/2007 – A China cria seu primeiro traje para suportar uma “caminhada espacial”. Resiste a temperaturas de 200 graus Celsius, fornecendo alimentos, água e oxigênio durante sete horas e é propelido por uma pequena hélice.

13/08/2007 – China revela que sua primeira nave espacial tripulada, a Shenzhou V, estava prestes a colidir com a Terra em 2003, durante o retorno de sua missão, ocasionada por uma falha de energia.

24/10/2007 – A China lançou com sucesso a partir da base de Xichang, o Chang EI, seu primeiro satélite a orbitar a Lua, um objetivo alcançado em 05 de novembro.

25/09/2008 – China lança a terceira missão espacial tripulada, a Shenzhou VII, com três astronautas a bordo. Um deles, Zhai Zhigang, se tornou o primeiro a realizar uma caminhada espacial que durou 20 minutos.

29/09/2011 – Lançamento do primeiro módulo da estação espacial chinesa “Tiangong-1”, que significa “palácio celestial” em português. O módulo foi colocado em órbita após o lançamento a partir da base de Jiuquan, no deserto de Gobi.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook