A história do Edifício Joelma

O incêndio do Edifício Joelma aconteceu a 40 anos atrás e ficou marcado na história de São Paulo ( Foto: Divulgação)

O incêndio do Edifício Joelma aconteceu a 40 anos atrás e ficou marcado na história de São Paulo ( Foto: Divulgação)

Existem alguns acidentes que marcam tanto a história de uma cidade que embora passe muitos anos as pessoas se lembram dele com pesar como é o caso do Edifício Joelma. O incêndio do Edifício Joelma aconteceu há 40 anos exatamente no dia 1º de fevereiro de 1974 e foi uma das tragédias que mais marcaram a cidade de São Paulo já que foram momentos de tensão e muita tristeza.

Entenda o que Aconteceu

O incêndio do Edifício Joelma foi o maior incêndio da história da cidade e matou 191 pessoas e deixou outras 300 feridas na Avenida 9 de Julho na região central. O incêndio aconteceu por causa de um curto-circuito no sistema de ar-condicionado do prédio exatamente no 12º andar e em poucos minutos o material inflamável do prédio, provocou chamas incontroláveis atingindo todos os andares. Foi tudo tão rápido que muitas pessoas não conseguiam conter o desespero e com isso se jogavam do prédio na hora da tragédia. A fumaça era tanta que dificultou muito o trabalho dos bombeiros.

Depois desse episódio tão trágico a cidade de São Paulo passou a olhar com muito mais atenção para a segurança em edifícios em casos de incêndios.

Recuperação do Prédio

Depois desse incêndio terrível o Edifício Joelma foi recuperado e rebatizado de Edifício Praça da Bandeira e reinaugurado em 1978 e apesar dos relatos de assombração e do passado tão triste do prédio ele hoje está praticamente todo ocupado. São diversos escritórios, empresas de call center e até sede de partidos políticos.

Hoje o prédio está diferente e abaixo trouxemos fotos da tragédia de 40 anos atrás e também do prédio hoje e os sobreviventes comemoram aniversário duas vezes já que consideram que sobreviver a uma tragédia deste porte é ter uma segunda chance.

Fotos do incêndio do Edifício Joelma e o prédio hoje.