Atualizado em: 24 outubro 2011

História do Natal

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.
Presentes ( Festas e Comemorações) (4)

Além de ser uma data muito especial, é legal que as pessoas sempre se dediquem e junte-se a família ao comemorar o Natal (Foto: Divulgação).

O Natal, sem nenhuma sombra de dúvidas, é algo muito importante para a vida das pessoas, na verdade, trata-se de algo que, por mais que muitos nem sempre se dedicam a esta data, trata-se de algo muito especial para a vida das pessoas.

Além de encantar os adultos e as crianças por todo o mundo, esta data é algo muito incrível a sensação de prazer ao entrar no clima natalino e perceber toda a magia e amor que fazem parte de toda a simbologia presentes nesta data, isso em geral, desde as melhores mensagens, até as mais belas decorações e enfeites nas árvores.

publicidade:

O que é o Natal

O Natal é muito mais do que uma ceia farta e presentes. Você, caro leitor, sabe qual a história do natal? Não? Então fique atento a explicação, é vamos dizer assim, uma data que realmente devemos ter como algo sagrado, sabem porque, é comemorado o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.

Saibam mais sobre a cultura:

Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

[share]

Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

O Papai Noel e sua história

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Curiosidade: O nome do Papai Noel em outros países

  • – Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”).
  • – Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel).
  • – Chile (Viejito Pascuero).
  • – Dinamarca (Julemanden).
  • – França (Père Noël).
  • – Itália (Babbo Natale).
  • – México (Santa Claus).
  • – Holanda (Kerstman, “Homem do Natal).
  • – Portugal (Pai Natal).
  • – Inglaterra (Father Christmas).
  • – Suécia (Jultomte).
  • – Estados Unidos (Santa Claus).
  • – Rússia (Ded Moroz).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook