Atualizado em: 25 fevereiro 2011

Hidrelétrica Rio Madeira

Hidrelétrica Rio Madeira

Segundo o Sr Artur Moret professor da Universidade Federal de Rondônia e doutor em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A construção da Usina hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira vai trazer problemas para o abastecimento de água tratada para Rondônia e Porto Velho, pois a captação é feita muito abaixo das barragens.

publicidade:

Para as pessoas que somente visam a parte financeira, esse projeto é bastante faraônico e vai resolver o problema de toda a região norte, pois a água vai chegar mais pura devido a decantação provocada pela barreira. Os gananciosos estão mostrando somente o lado bom da Usina. Mas pesquisadores e ambientalistas estão totalmente contra esse projeto, eles acham uma obra fictícia, a idéia ou possibilidade de uma hidrelétrica ser construída, em rios de planície e apresentar características de velocidade e volume de água suficientes.

Os empreendedores encontraram uma oportunidade totalmente criminosa de levar a população a crer e sonhar na possibilidade de benefícios utópicos. As promessas de suprimentos elétricos para todo o país, ainda é uma quantidade muito expressiva para ser gerada pelas hidrelétricas. Enquanto que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) garante que não passará de 6,3% a capacidade instalada. Na ânsia de vender a obra esqueceram de dizer a população que seria mudado o rumo natural do Rio Madeira com a construção das esclusas, o que afetará drasticamente o meio ambiente da região.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook