Atualizado em: 24 junho 2011

Sintomas da Gravidez de Gêmeos

Obtenha todas as informações sobre a gravidez de gêmeos. Saiba os tipos, os sintomas mais visíveis e quais pessoas tem mais predisposição para uma gravidez múltipla.

GêmeosTratamos por gêmeos os dois irmãos oriundos de uma única gestação, sendo que podem ser ou não idênticos. Pesquisas apontam que uma em cada 85 gestações são de gêmeos, sendo que existem três tipos diferentes de gestação: as univitelinas, bivitelinas e as xifópagas. Nas bivitelinas os gêmeos são idênticos, nas univitelinas ocorre exatamente o contrário e, as xifópagas são os casos monozigóticos, ou seja, de gêmeos siameses.

Sintomas

A gestante pode apresentar um grande aumento no tamanho do útero e do volume de sangue devido ao ganho de peso que pode chegar a 5 quilos no primeiro trimestre e de 7  a 9 no segundo. As indisposições matinais severas por conta das alterações hormonais elevadas, náuseas e enjoos, além da anormalidade em testes AFP podem ser outros sintomas da gravidez de gêmeos.

publicidade:

O resultado nos testes de AFP são os primeiros a revelar a gravidez múltipla. Esse exame detecta a quantidade de proteína segregada pelo fígado fetal. Visto que dois Irmãosbebês produzem mais proteínas, a possibilidade de ser uma gravidez dupla é grande, mas não pode ser descartada a chance de um único bebê apresentar anormalidades o que também influencia no resultado do exame.

Não há comprovação científica, mas as grávidas de gêmeos revelam sentir maior movimento fetal. Além disso, a fadiga é muito maior quando a gravidez é de gêmeos, já que dois bebês retiram mais nutrientes e oxigênio do metabolismo da mãe. Todos os sintomas se intensificam na gravidez múltipla e a retenção de líquidos é maior.

Predisposição

A propensão para uma mulher ter gêmeos é dada pelos seguintes fatores: gêmeos na família da mãe, idade avançada, uso de medicamentos que estimulam a ovulação e fertilização em vitro. O único método que determina com precisão a gravidez de gêmeos é o ultra Não há comprovação científica, mas as grávidas de gêmeos revelam sentir maior movimento fetal.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook