Atualizado em: 28 novembro 2013

Ostentação, Recalque - Gírias do Momento e Seus Significados

Gíria é um fenômeno de linguagem especial usado em uma classe ou até em uma profissão, para indicar outras palavras formais
Você Sabia?
Que a gíria é um fenômeno da linguagem que não se identifica seu significado através do seu sentido literal.
download (9)

As gírias atuais são aquelas que estão em voga no momento

O vocabulário da turma jovem no Brasil está sempre mudando, e muitas vezes eles conseguem pegar palavras já muito usadas e dar um novo significado ou um novo poder a elas.

Isso é o que acontece com as gírias, que estão sempre mudando, principalmente hoje em dia, no tempo da internet, em que as pessoas se comunicam mais e mais rápido, mudando a forma de se comunicar com a mesma rapidez.

publicidade:

Gírias do Momento e Seus Significados:

Ostentação

Ostentação, oficialmente, é o ato de ostentar, ou seja, se exibir com orgulho e vaidade. É uma palavra também muito ligada ao luxo e à riqueza, e, por isso, virou gíria para o ato de se exibir por aí com carros caros, mulheres bonitas, roupas de grife, tênis de marcas caras, joias e muito mais.

Recalque

Recalque é uma palavra que surgiu com as teorias de Freud e é um mecanismo de defesa para manter no inconsciente, alguns conteúdos psíquicos e impulsos mais primitivos. Já como gíria funkeira, recalque é quando as pessoas querem ter, ser ou fazer alguma coisa, mas não podem, e então, criticam. É uma gíria que indica uma pessoa invejosa que fala mal dos outros por querer, mas não poder, ser como elas.

Resenha

Não se sabe como essa gíria foi cunhada, mas Resenha quer dizer uma pessoa legal e engraçada, que todo mundo gosta de ter por perto. Já no dicionário de português, resenha quer dizer um resumo compreensivo, analítico e crítico de um texto, livro ou artigo complexo e extenso.

Mascarado

Bem fácil de adivinhar, mascarado é aquele que é falso. Vem da ideia óbvia de que a pessoa falsa usa uma máscara, aparece com uma cara para você, mas na verdade tem outra.

Mercenária

Essa é a denominação dada antigamente (e até hoje) aos soldados que lutavam por salário e não por lealdade a uma causa ou nação. Eram soldados profissionais e pagos, interessados apenas nos prêmios da guerra e não em seus resultados. Hoje esse nome é usado para denominar mulheres interesseiras, que só estão com uma pessoa pelo dinheiro e, claro, pela ostentação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook