Atualizado em: 20 maio 2010

Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho

Devido ao estresse, doença do mundo moderno, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida das pessoas.

publicidade:

Por isso, tem entrado para a política das organizações, uma forma de cuidar dos seus funcionários dando-lhes qualidade de vida, o que por sua vez, se reflete em mais qualidade no trabalho.

Daí surgiu a qualidade de vida no trabalho (QVT). Mas do que se trata?
São conceitos e perspectivas utilizados nas organizações de trabalho ao implantar uma gestão voltada para a qualidade.

São ações que voltadas para a saúde e segurança do trabalhador no ambiente deTrabalho. Isso poder considerado como estratégia empresarial.

No entanto, é uma preocupação com o funcionário que também abrange sua saúde não apenas física como também psicológica, primando por um ambiente de trabalho saudável.

Como se pode analisar, a QVT é algo amplo que envolve a cultura organizacional, o voluntariado, a cidadania e a responsabilidade social e com o meio ambiente mais amplo.

O objetivo de aplicar as teorias do QVT são ações realizadas numa empresa com o objetivo de  destacar e valorizar as pessoas no trabalho, bem como proporcionar a capacitação e qualidade pessoal, o tempo livre, a motivação, e comprometimento, a imagem corporativa e a comunicação interna.

O administrador das organizações atuais deve estar atento os a esta nova tendência de gerir pessoas, promovendo mudanças positivas quando necessárias bem como exercer, com eficiência, a comunicação interna quando primar pelo diálogo com os funcionários.

Com a aplicação dessas ações e nova política de respeitar e zelar pela qualidade de vida dos funcionários, a organização ganha com o aumento da produtividade e consequentemente com o aumento da lucratividade. Esse é o objetivo do QVT, ajudar tanto empresas quanto funcionários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook