Atualizado em: 3 outubro 2011

Gás Metano: Informações, Riscos e Casos

O gás metano pode causar sérios estragos por ser um gás altamente inflamável. É liberado através de diversos processos naturais e já causou diversas explosões em vários países.

Muitos não sabem quais os gases que existem e nem os riscos que eles oferecem para a nossa saúde. Dentre todos os gases existentes, o gás metano é um dos gases que mais afetam a saúde da população.

Gás Metano

O gás metano é expelido através do acúmulo de lixos em diversas regiões. (Foto: Divulgação)

O gás metano não possui cor e nem cheiro e é considerado um dos mais simples do grupo dos hidrocarbonetos. É um gás pouco solúvel na água e quando emitido no ar tem grande poder explosivo. É um gás muito encontrado em matas, podendo ser chamado de biogás, funcionando até como fonte de energia.

publicidade:

De onde vem o gás metano?

O gás metano é produzido decorrente dos seguintes processos naturais: decomposição de lixo orgânico, digestão de animais herbívoros, metabolismo de certas bactérias, vulcões de lama, extração de combustíveis naturais como o petróleo e aquecimento de biomassa anaeróbica.

É um gás causador de diversos incêndios naturais em matas, decorrente da produção por um dos fatores acima. Não só em matas, mas o gás metano também é responsável por explosões que possam acontecer em grandes cidades que foram construídas sobre lugares que antes eram lotados de lixos que com o tempo foram entrando em decomposição e liberando o gás.

Quais os riscos que o gás metano oferece ao organismo?

[share]O gás metano é um dos maiores contribuidores para o famoso efeito estufa, efeito esse que influencia diretamente no aquecimento global. Além da alta capacidade de absorção radiação infravermelha (calor), o metano gera outros gases do efeito estufa, o CO2 e O3. Devido possuir uma alta capacidade de absorção de radiação, o gás metano quando liberado é altamente tóxico para a saúde a longo prazo, mas o maior risco que ele oferece é o de explosão nos lugares em que está presente, podendo ocasionar na morte de milhares de pessoas.

Além disso, o deslocamentos de grandes quantidades de metano no interior da terra podem ser causa de grandes terremotos. O escape repentino de metano também pode ser causa de certos acidentes aéreos.

Casos de emissão de gás metano

Muitos casos de incêndios e explosões já aconteceram devido a alta emissão e concentração do gás metano.

Em Portugal no mês de setembro de 1995, foram registrados cerca de 14 mil incêndios florestais que destruíram de 60 mil a 88 mil hectares. No mesmo mês no Brasil, duas reservas florestais de Minas Gerais foram severamente atingidas por dois grandes incêndios num intervalo de apenas 15 dias.

Ainda no mesmo mês e ano, uma explosão na Espanha foi causada também pelo gás metano. A explosão aconteceu em uma mina de carvão e foi considerado o mais grave no setor mineiro da Espanha nos últimos 20 anos.

Gases poluentes

Dentre os gases poluentes emitidos na atmosfera, o gás metano é o que possui maior poder de explosão. (Foto: Divulgação)

O Brasil, mais especificamente o estado de São Paulo possuía um dos maiores lixões do estado, que estava localizado na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo. O lixão recebia 200 toneladas diárias de resíduos recolhidos na cidade e em razão dos gases eliminados na degradação do lixo orgânico, não será possível construir nada no terreno em que já foi retirado o lixo devido a presença do gás. Mesmo para convertê-lo em área verde, a prefeitura precisará apresentar um projeto à Cetesb a fim de obter uma autorização ambiental.

Ultimamente, o local que oferece maior risco de explosão no Brasil devido a presença de grande quantidade do gás metano é no Shopping Center Norte, maior shopping da cidade paulista. O Shopping foi construído em cima de um grande lixão e ultrapassou o limite de taxa máxima de liberação do gás. Assim como as áreas do Lar Center e Expo Center Norte do shopping, correm perigo de explosão, o conjunto habitacional Cingapura que está localizado próximo ao shopping também corre o mesmo risco. A prefeitura trabalha para que haja a interdição do shopping.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook