Atualizado em: 6 novembro 2012

Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

O Prémio Nobel da Paz ocupa uma posição única, prémios, atualmente é um dos eventos mais prestigiado do mundo, atribuído pela preservação da paz.
Você Sabia?
Que o prémio Nobel foi criado por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador.

O Prémio Nobel ou Prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel

Criado por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, o Prêmio Nobel foi criado para destacar os profissionais que, realizaram ações de melhorias para a vida na sociedade. A entrega da solenidade, é realizada em todos os anos, desde 1901, sempre no dia 10 de Dezembro, data da morte do seu criador, e é entregue pelo rei da Suécia. Entre os quesitos que são avaliados para a premiação, estão:

  • Nobel de Física: Concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia.
  • Nobel de Química: Concedido pela Academia Real as Ciências da Suécia.
  • Nobel de Fisiologia/Medicina: Concedido por Karolinska Institutet.
  • Nobel de Literatura: Concedido pela Academia Sueca.
  • Nobel da Paz: Concedido pelo comitê designado do Parlamento Norueguês.
  • Prêmio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel: Concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Nesses quesitos, são decididos anualmente, cada uma das personalidades que receberão os prêmios, e neste ano de 2012, os vencedores já estão definidos. A curiosidade é que, a mesma premiação pode ser dividida por até três pessoas, além de poder ser concedida para instituições.

publicidade:

Vamos conhecer cada um dos Vencedores

Nobel da Paz – União Europeia: O prêmio desta categoria foi concedido a União Europeia, devido as conquistas e avanços da paz e a reconciliação da Europa, além do estabelecimento da democracia e dos direitos humanos no continente.

Nobel de Medicina – Shinya Yamanaka (Japonês)/John Gurdon(Inglês): A divisão do prêmio de medicina, ficou com os dois pesquisadores, que descobriram que, células adultas, podem ser transformadas em células tronco, possibilitando no futuro, a reconstrução de órgãos danificados.

Nobel de Física – Serge Haroche(Francês)/David Wineland (Americano): A divisão do prêmio de física, ficou por conta dos dois pesquisadores, que descobriram maneiras de medir partículas quânticas invisíveis, sem destruí-las.

Nobel de Química – Robert Lefkowitz(Americano)/Brian Kobika(Americano): Os pesquisadores foram agraciados com o prêmio nobel de química, por descobrirem o funcionamento dos receptores de proteína G, permitindo dessa forma, as células responderem aos estímulos químicos.

Prêmio Nobel de Literatura – Mo Yan (Chinês): O prêmio de literatura foi concedido ao escritor Mo Yan, por conta da mistura do realismo alucinante, com contos folclóricos, histórias dos cidadãos da província de Shadong.

Prêmio Nobel de Economia – Alvin Roth (Americano)/Lloyd Shapley (Americano): Os economistas foram premiados, pelas pesquisas de como unir diferentes agentes econômicos, destacando seus problemas de planejamento, e possíveis reorganizações.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook