Atualizado em: 29 agosto 2012

Diferenças de Furacão e Tempestade Tropical

Confira aqui como um furacão se forma, como se move e que tipos de danos podem causar, além disso vai ter muito mais informações sobre diferenças do furacão e tempestades.
Você Sabia?
Ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças.

O estrago que uma tempestade causa em uma cidade.

Os termos comumente utilizados furacão, tufão são nomes regionais dados a um forte ciclone tropical, este que por sua vez é nomeado por categorias que podem se transformar em um furacão de acordo com características de climas.

Clima do Ciclone tropical

O clima do ciclone tropical é algo bastante genérico, que se dá por um sistema de larga escala não frontal, contando ainda com baixa pressão e convecção organizada e que se forma e desenvolve sobre águas tropicais ou sub-tropicais.

publicidade:

As características desse sistema são os temporais e também a circulação ciclônica de ventos de superfície, os ciclones tropicais utilizam-se de ventos que são sustentados em ventos inferiores a 61 km/h são chamados de depressão tropical. Além disso quando estes ventos são sustentados por um ciclone tropical atingindo vendos de 61km/h se chamam de tempestade tropical e se passarem a marca de 119 km/h passam a ter a seguinte denominação regional.

Sobre o Furacão

Furacão e tufão nada mais são do que redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica e dependendo de sua localização geográfica pode ser chamado de diversos outros nomes como por exemplo furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.

E o furacão é a mais violenta de todas as tempestades com um ciclo de vida de alguns dias, este fenômeno se inicia nos mares quentes que estiverem acima de 24 graus e normalmente possuem 1.500 quilômetros de extensão formado por imensas faixas circulares de nuvens que giram em torno do olho que é o centro da tempestade esta que apresenta mais de 35 quilômetros de largura, e no olho do furacão os ventos são mais brandos diferente do restante que pode chegar há mais de 360 km/h.

Características do Furacão

Furacão é quando ocorrem entre as regiões do Atlântico norte e pacífico além de nordeste e pacífico sul, tufão que são sistemas formados sobre o Pacífico noroeste, Ciclone tropical Severo que é quando se forma sobre as águas do pacífico sudoeste e sudeste do oceano índico. Existe também a denominação Tempestade Ciclônica severa que atua nos sistemas e sobre a região norte do oceano índico e também o ciclone tropical que atua na região sudoeste das águas do oceano índico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook