Atualizado em: 1 fevereiro 2011

Florbela Espanca – Biografia, Poemas e Fotografias

Florbela Espanca - Biografia, Poemas e Fotografias

Florbela Espanca, nasceu em Vila Viçosa, no Alentejo em Portugal, seus pais adotivos, João Maria Espanca e dona Antônia da Conceição Lobo, faleceu muito cedo com 36 anos. Interessante que seu pai, que sempre a acompanhou, somente 19 anos após sua morte, finalmente a reconheceu como filha.

publicidade:

Florbela estudou no Colégio Liceu de Évora, casou-se com Alberto Moutinho em 1913, somente após seu casamento concluiu o curso de Letras do Curso dos Liceus. Nesse mesmo ano fez sua matrícula na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nessa época começou a contatar  outros poetas da época e com o grupo de mulheres escritoras colaborou escrevendo para jornais e revistas. Quando freqüentava o terceiro ano de Direito publicou sua primeira obra poética, Livro de Mágoas. Em 1921, divorciou-se de Alberto Moutinho, e voltou a casar com o oficial de artilharia Antônio Guimarães, mas, no seguinte também se divorciou e casou com um médico de nome Mário Laje.

Casamentos fracassados a perca do irmão Apeles Espanca, num acidente com o avião em que tripulava foram tragédias que ficaram marcadas na vida dessa poetiza, em 1930 já com seus problemas de saúde bem agravados veio a falecer de edema pulmonar. Após sua morte em homenagem póstuma foram lançados algumas de suas obras.

A sua linguagem escrita foi marcada pelo passional e pessoal, centrado nos próprios anseios e frustrações, do sensualismo ao erótico. Sua linha era reconhecida pela poesia como de Antônio Nobre. Porém a técnica dos sonetos foi influência de Antero de Quental e Luiz de Camões.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook