Atualizado em: 30 junho 2010

Fisioterapia no Brasil


Cada vez mais a Fisioterapia tem crescido em termos de profissionais atuando e pacientes recorrendo ao serviço.

HISTÓRIA

E enquanto parte do conhecimento da Ciência da Saúde, a Fisioterapia mostra como essencial para promover, manter e recuperar as condições de saúde da população.

publicidade:

AVANÇOS

A Fisioterapia é uma técnica milenar e profissão é praticada por antepassados, desde a idade da pedra

CONTRIBUIÇÃO

A Fisioterapia tem dado uma grande colaboração pela saúde no Brasil e a atuação da Fisioterapia tem sido muito além de hospitais, atuando junto à creches, centros de terapia intensiva, ambulatórios, instituições de ensino, postos de saúde, centros médicos, e associações de pessoas portadoras de necessidades especiais.

FISIOTERAPIA ASSOCIADA

A Fisioterapia também pode atuar em conjunto com diversas outras especialidades da saúde entre elas a cardiologia, pneumologia, neurologia adulto e infantil, pediatria, medicina intensiva, ortopedia, traumatologia, cirurgia, medicina desportiva, endocrinologia, dermatologia, ergonomia, reumatologia, doenças pulmonares, estética, geriatria, gerontologia e outras.

O que firma o curso de Fisioterapia, em termos de pesquisa, é atentar para o mercado de trabalho, a situação dos fisioterapeutas de cada região, a necessidade de oferecer a assistência de Fisioterapia às pessoas necessitadas.

NO BRASIL

A Fisioterapia comemora 41 anos de regulamentação no dia 13 de outubro de 2010.

E antes, a fisioterapia era feita por médicos denominados “médicos de reabilitação”. Com o fim da II Guerra, a Fisioterapia se desenvolveu como prática recuperadora das sequelas físicas e também a modernização dos serviços fisioterapêuticos.

Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e em 1963 e hoje o curso desponta como um dos mais procurados em todo o Brasil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook