Atualizado em: 23 setembro 2013

FIES 2014 - Inscrições e Requisitos

O professor que fez sua licenciatura com financiamento do FIES pode solicitar abatimento de 1% no seu saldo devedor através do site do programa.
Você Sabia?
Que desde 1999, o Programa de Financiamento Estudantil – FIES permite que estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação.
FIES

FIES 2013 significa fundo de Financiamento do Ensino Superior

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Governo Federal em parceria com o MEC e a Caixa Econômica Federal, que foi desenvolvido para custear os estudos dos alunos universitários e de pós-graduação de instituições particulares.

Assim é feito um financiamento no valor do curso, e o estudante paga o curso em parcelas, somente quando terminar os estudos.

Inscrições

As inscrições para o FIES estão disponíveis durante o ano todo, através do site do FIES, citado abaixo.

Pode se candidatar ao Fies 2014, os estudantes que estiverem matriculados em instituições privadas de ensino superior devem acessar o site sisfiesportal.mec.gov.br

Então o aluno deverá realizar um pequeno cadastro, onde irá informar CPF, data de nascimento, e-mail, e uma senha de até 10 caracteres, além de inserir o código de verificação. Após essa fase, será encaminhado para um link de validação no e-mail do candidato, que fará a sua ativação ao clicar no mesmo. Ao retornar a página, serão necessários incluir todos os dados solicitados como o tipo de curso que pretende, duração, valor e etc.

Requisitos

Depois de feita a inscrição, o estudante deve se dirigir a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que está matriculado, para que seja realizada a validação das informações prestadas.

É necessário levar documentos de identificação do estudante e dos membros da sua família, tais como:

Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira Funcional de classe dos profissionais; Identidade Militar; Registro Nacional de Estrangeiros – RNE; Passaporte emitido no Brasil; CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social.

Comprovantes de residência: Contas de água, luz, telefone, contrato de aluguel, guia ou carnê do IPTU.

E também Comprovantes de Rendimentos, tais como:

Assalariados - Três últimos contracheques, no caso de renda fixa e CTPS registrada e atualizada.

Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis

últimos meses.

Atividade rural - Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita.

Aposentados pensionistas – Três últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão.

Autônomos e Profissionais liberais - Guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada.

Sócios e dirigentes de empresas - Três últimos contracheques de remuneração mensal.

Já para a instituição bancária devem ser levados os seguintes documentos do aluno:

Documento de identificação e CPF, no caso de menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu responsável;

-Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;

-Comprovante de residência;

-Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA;

Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;

Informação

Lembre-se de que para conseguir realizar o financiamento, é preciso apresentar um fiador, que garantirá o pagamento. Sendo necessário também apresentar os documentos do fiador, como : Documento de identidade, CPF, Certidão de casamento, e os mesmos documentos de identificação do cônjuge, se for o caso; comprovante de residência e de rendimentos. Esses documentos devem ser apresentados na instituição dentro do prazo de 10 dias após a realização dos demais processos.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook