Atualizado em: 1 março 2013

Comprar Materiais de Construção com o FGTS

O FGTS pode ser utilizado também para dar entrada na casa própria, ou simplesmente adiantar parcelas, pelo fato de você estar desempregado
Você Sabia?
Que a Carta de Crédito FGTS Individual é uma linha de financiamento que utiliza recursos do FGTS para ajudar você a comprar materiais de construção para a sua casa.
FGTS 1

FGTS financiará compra de material de construção

O Governo Federal através do Ministério das Cidades, lançou no ano de 2012, instrução normativa que regulamenta o financiamento de material de construção utilizando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Sendo que de acordo com esta instrução normativa, serão financiados valores de até R$ 20 mil para a compra de material de construção com a utilização do FGTS. O programa se destina a imóveis avaliados em até R$ 500 mil. Este progrma do Governo federal prevê ainda a contrapartida mínima de 5% do interessado na linha de crédito.

publicidade:

Regras

As regras estabelecidas fi8xam a cobrança de juros nominais de 8,5% sobre o valor financiado, acrescidas da taxa de risco de crédito a favor do agente operador, limitada a 0,8%. Sendo que o prazo máximo para quitação do débito é de dez anos.

A instrução normativa admite o financiamento tanto para imóveis urbanos quanto rurais. O dinheiro poderá ser usado para construção, reforma e ampliação de casas, além de instalação de hidrômetros e sistemas de aquecimento solar.

O interessado em solicitar financiamento no programa, deve ter pelo menos três anos de trabalho sob regime de FGTS e apresentar contrato de trabalho ativo ou saldo em conta vinculada do FGTS, na data de concessão do financiamento, correspondente a, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel.

Sendo que a instrução normativa prevê ainda que o interessado não pode ter outro financiamento concedido dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Quem já tiver um imóvel em seu nome, ou for arrendatário de residência, não poderá solicitar o financiamento para construção de nova casa.

Serão consideradas prioritárias as propostas destinadas a famílias com renda mais baixa, que beneficiem imóveis com valor de avaliação menor, que contemplem idosos, deficientes ou mulheres chefes de família, ou que apresentem maior valor de contrapartida.

Para obter mais informações acesse o site www.caixa.gov.br/habitacao

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook