Atualizado em: 7 junho 2013

Festa Junina – Decoração, Comidas e Brincadeiras

Festas juninas são eventos festivos que acontecem no dia 24 de junho. É nesta data que as pessoas ao som do forró e ao pé da fogueira cantam o Viva a São João a noite inteira.

Esta festa não é coisa só Brasil, muitos países da Europa também celebram a festa católica. São estes países a Dinamarca, Itália, Irlanda, França, Suécia, etc. Mas, claro que cada país com sua forma cultural de mostra a devoção a São João.

É aqui no Brasil que rolam essas coisas de fogueiras juninas, do licor, do arrastapé, canjica, dentre outros. O hábito da  fogueira vem do dia de “Midsummer” , também em 24 de junho que tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.

Por isso que a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias.

HISTÓRIA

O hábito de acender fogueiras, conta a lenda, veio de uma aliança entre primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

COMIDA

O  que mais de delicioso tem nessa festa é a comida. Quem não se caba numa pamonha, canjica, pé de moleque, licor, amendoim, milho cozido, bolo de aipim e tantas outras gostosuras que enchem os olhos e o apetite de qualquer pessoa. São estas gostosuras, sobre a mesa, que montam o cardápio cultural da festa de São João.

DECORAÇÃO

A decoração desta festa é bem simples. São bandeirolas por todos os lados. E as pessoas, vestidas com suas caipiras e roupas quadriculadas, entram em ritmo de combinação com a decoração simples, porém cheia de alegria.
No clima vem as brincadeiras divertidas como pau de sebo, quebra pote e tantas outras.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook