Atualizado em: 10 março 2011

Fernando Pessoa – Frases e Poemas

 

Fernando Pessoa é um dos poetas mais conhecidos do mundo, não raramente comparado com imortais autores portugueses, como Camões. Seus heterônimos tornaram-se verdadeiros modelos de criação tanto literária quanto de personagens. Seus versos, definições. Seus personagens, personificações. Repare:

publicidade:

Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo” (trecho inicial de Poema Em Linha Reta).

““Aqui ao leme sou mais do que eu […]/ E mais que o monstrengo que a minha alma teme/ E roda nas trevas do fim do mundo/ Manda a vontade que me ata ao leme/ De El-Rei D. João II!”(trecho de O Monstrengo; adaptação livre para o português do Brasil).

E, inda tonto do que houvera,/ À cabeça, em maresia,/ Ergue a mão, e encontra hera,/ E vê que ele mesmo era/ A Princesa que dormia” (Trecho final de Eros e Psique).

Se você quer ter ainda mais acesso a outras poesias e frases, não deixe de acessar o seguinte site clicando aqui. Não deixe de pesquisar também sobre a bibliografia de Fernando Pessoa para ter mais conhecimento sobre o autor. Vários críticos consideram a obra de Pessoa como sendo um marco da Literatura Universal. Confira a vida de Fernando Pessoa clicando aqui, onde você também pode e encontrar outras diversas poesias e pensamentos do autor, assim como de seus heterônimos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook