Atualizado em: 21 junho 2010

Fator Previdenciário – Últimas Notícias 2010

O Fator Previdenciário é uma Lei que começou a valer em 1999 e serve como meio para que sejam controlados os gastos da Previdência Social, o qual aborda sobre a relação com a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição em relação a sobrevida do aposentado quando se aposenta.

publicidade:

META DO ESTADO

O Fator Previdenciário objetiva diminuir o valor dos benefícios previdenciários, no momento de sua concessão, ou seja, quanto menor a idade de aposentadoria menor o valor do benefício que o aposentado recebe.

INFLUÊNCIAS

O que dita os cálculos do Fator Previdenciário são duas coisas: a primeira é o tempo de contribuição que por sua vez é o tempo de contribuição irá determinar o resultado do Fator que será aplicado para cálculo do benefício.

Com isso, quanto maior o tempo de contribuição, maior o valor a ser recebido  pelo benefício e quanto menor o tempo de contribuição, maior o redutor.

SOBREVIDA

A expectativa de sobrevida também influencia na diminuição do valor do benefício de acordo com o beneficiário apresenta uma expectativa de vida maior.

Ou seja, quanto mais o aposentado tiver chances de viver, menor o valor do benefício.

A expectativa de sobrevida do segurado na idade da aposentadoria  é avaliada a partir de uma tabela de mortalidade elaborada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

FATORES

O cálculo do Fator Previdenciário é feito com base em três fatores: a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentaria.

MUDANÇAS

Agora em 2010, tramita no Senado uma Lei que pede o fim do Fator Previdenciário, uma vez que esta Lei elaborada em 99, não demonstrou segundo a visão de alguns políticos e da própria sociedade, de quanto o aposentado estiver doente e com baixa expectativa de vida, é que precisa ser bem remunerado pelo benefício do INSS.

O projeto do fim do Fator Previdenciário é de autoria do senador Paulo Paim.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook