Atualizado em: 19 setembro 2011

Fantástico: Curso de Enfermagem de Má Qualidade, Pode Ser Fatal

Matéria exibida em 18/09/2011 no Fantástico mostra que os estudantes de enfermagem estão cada vez menos preparados, causando danos a saúde, chegando até a levar alguns pacientes a morte.

No Brasil um quadro vem alarmando a saúde pública cada vez mais, auxiliares de enfermagem estão realizando suas atividade sem o devido preparo.  O número de profissionais da área de saúde está aumentando, o que é muito bom para suprir as superlotações de hospitais públicos, porém, estes profissionais estão lhe dando com vidas e não a devida preparação.

Cursos livres e até cursos superiores funcionam pelo Brasil a fora sem a devida preparação, alguns funcionam até ilegalmente. Os que tem permissão legal para funcionar, não dá ao aluno o preparo suficiente. Em algumas instituições de ensino, os alunos não vão além de laboratórios. O contato direto com hospitais e prontos socorros simplesmente não acontece.

publicidade:

Quantidade de vagas em cursos, é grande

A quantidade de vagas em cursos dessa área aumenta cada vez mais, a procura também é grande, porém a preparação não é suficiente. Em uma instituição de ensino de Minas Gerais , no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2007 alunos obtiveram a nota mínima, um.

Essa falta de cuidado ocasiona sérios erros fatais que podem até levar a morte. Um caso que deixou claro a falta de cuidado com a vida foi o da pequena Ana Clara, de 4 anos, que sofreu há dois anos um acidente devido a erro médico no Hospital Santa Catarina. Ao invés de soro, a auxiliar de enfermagem aplicou na boca da menina um ácido utilizado para dissolver verrugas. O resultado do procedimento resultou em queimaduras na boca e estômago de Ana Clara, além de ocasionar o estreitamento do esôfago. Devido a isso, a família da menina sofre diariamente durante as refeições com medo de que ela possa engasgar e, a cada seis meses, a menina passa por procedimento de dilatação para que seu esôfago não feche totalmente.

Conselho Regional irá investigar

O programa Fantástico, após apresentar matérias de descaso e irregularidades na saúde pública, conseguiu a garantia do Conselho Regional de Enfermagem do Rio que vão verificar irregularidades e levar relatórios à Vigilância Sanitária, ao Ministério Público Estadual e às secretarias municipais de Saúde. Triste e revoltante é saber que é necessário que aconteçam acidentes graves como esse para que sejam tomadas atitudes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook