Atualizado em: 4 outubro 2011

Falsos compradores prejudicam vendas e preocupam autoridades

Na hora de comprar um produto ou um serviço pela internet sempre surge a preocupação se é bom ou não. Para isso vemos os comentários de quem já adquiriu, mas muitos comentários são de falsos compradores, ou seja, que não existem.

Sabe quando você quer muito um produto ou um serviço que viu pela internet, mas está com receio de comprá-lo por não saber a procedência e nem saber se o produto está em boas condições? Muita gente passa por esse problema e acaba não adquirindo o produto ou o serviço que tanto queria.

Falsos compradores prejudicam vendas

Muitos falsos comentários positivos deixados na página de empresas acabam atraindo compradores e dando o golpe em muito deles. (Foto: Shutterstock)

Muitas empresas da web adotam medidas para mostrar que aquele serviço ou produto que você está adquirindo é de qualidade. Isso é feito através de comentários deixados na página do serviço, como elogios e elevando a qualidade, mas, como saber se é verdade?

publicidade:

Comentários e resenhas falsas na web

Muito está se descobrindo nesse mundo da internet. Se algumas pessoas possuem o medo de adquirir um serviço, isso é mais do que normal, principalmente frente a elogios e falsos compradores que estão sendo criados para elevar a qualidade de uma empresa na web. Muitos lugares, como hotéis, passam a imagem perfeita para todos que acessam a página. Muitos comentários elogiando o serviço podem ser encontrados na página, mas ao chegar ao local, não é nada daquilo que você leu.

[share]Depois de muitos acontecimentos como esse no Reino Unido, uma agência que zela pelo respeito da população começou a investigar e resolveu verificar e comparar a semântica das resenhas, procurando identificar possíveis pistas na construção das frases. Após essa investigação, a agência chegou a conclusão que os comentários falsos usam muitas expressões como “muito”, “extremamente” e “lindo”. Costumam elogiar o serviço mais do que o normal, o que gera desconfiança.

Enganando os compradores

“Meu marido e eu ficamos no James Chicago Hotel para o nosso aniversário. Esse lugar é fantástico! Assim que chegamos, vimos que fizemos a escolha certa! Os quartos são LINDOS e o pessoal do hotel bem atencioso e maravilhoso! A localização é ótima, já que adoro fazer compras. Na próxima visita a Chicago, certamente voltaremos a ficar hospedados no James Chicago.”

O comentário acima deixado em um site de Hotéis é falso e normalmente é feito pelos próprios donos, que em busca de novos clientes acabam criando essas falsas resenhas para atrair e ganhar a confiança de novos consumidores. Os comentários são como se fossem escritos por turistas, mas na verdade são escritos pela própria empresa.

Toda essa enganação tem feito com que as vendas de outras empresas despenquem, por não saber se o comentário é verdadeiro ou não. Por isso, é mais seguro se certificar pessoalmente do local ou serviço. Em caso de dúvidas, procure entrar em contato com a empresa de todos os modos.Procure sites confiáveis para realizar a sua compra. Para viagens, não utilize somente a internet para procurar, pois pode por em dúvida o hotel ou pousada. É preciso saber como fazer uma compra segura. Prefira jornais ou através de telefone.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook