Atualizado em: 31 agosto 2011

Facebook pagou 40 mil dólares por descoberta de falhas

A rede social de Mark Zuckerberg tenta descobrir falhas de segurança, enquanto aproveita para criar um relacionamento harmonioso com potenciais hackers.

Facebook pagou 40 mil dólares por descoberta de falhas

O Facebook afirma que pagou mais de 40 mil dólares para pessoas que foram capazes de encontrar falhas de segurança na sua plataforma. O pagamento foi resultado do programa de recompensas “Bug”, lançado cerca de três semanas atrás, conforme noticiado aqui no Sempre Tops, e que oferece recompensas de 500 dólares por falha relatada à empresa.

publicidade:

O Facebook distribuiu um montante superior a 40 mil dólares entre os caçadores de falhas de segurança. Um dos vencedores recebeu mais de 7 mil dólares por seis falhas diferentes, enquanto outro ganhou 5 mil por um único bug, provavelmente crítico.

Desta forma, o Facebook pretende aumentar sua segurança, impedindo que estas falhas sejam exploradas por hackers mal-intencionados. A ideia do Facebook é recompensar os potenciais indivíduos que poderiam atacá-lo, oferecendo dinheiro em troca da descoberta de vulnerabilidades.

Ganhando a simpatia de potenciais hackers

Em um post, o chefe de segurança do Facebook, Joe Sullivan, salientou a importância desta proposta como uma forma de estender o relatório de erro: “Temos relações com um grande número de especialistas em segurança, mas este programa tem promovido o diálogo com novas pessoas, apaixonadas por segurança na Internet em todo o mundo, em mais de 16 países, da Turquia a Polônia”.

O gerente do Facebook indicou que este programa fará a rede social mais segura, porque novas questões foram descobertas e corrigidas. “Os relatórios enviados para a empresa ajudaram a melhorar a muitos partes do nosso código”, afirmou Sullivan.

Aplicativos de terceiros ficaram de fora

No que diz respeito a segurança de softwares de terceiros presentes no Facebook, a empresa afirma estar comprometida com esta área. Paradoxalmente, o programa de recompensas Bug não foi estendido para estas aplicações da rede social, sob a alegação de que são serviços separados, cujo código não está acessível.

Fonte: Facebook

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook