Atualizado em: 1 outubro 2013

Como evitar vazamento de Gás em Casa

Hoje em dia é cada vez mais recorrente os casos de intoxicações por explosões provocadas por vazamentos de botijões de gás e aquecedores.
Você Sabia?
Que foi um alquimista de Hamburgo, Alemanha, chamado Henning Brandt, quem descobriu acidentalmente, em 1669, o elemento químico batizado de fósforo.
100588_1

Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo e não acenda ou apague luzes

O gás é um produto muito utilizado na atualidade e que acaba sendo uma “energia” de suma importância para nosso dia a dia, tanto que condomínios já oferecem gás diretamente de suas encanações, isso garante maior segurança para todo o prédio, já no caso de casas normais, a maioria das pessoas utilizam os botijões, seja ele de tamanho padrão de 13 kg ou de tamanho maior ou menor, dependendo da necessidade do consumidor.

Em ambos os casos é necessário ressaltar que os cuidados devem ser os mesmos, ficando ciente o usuário de que é necessário fazer a manutenção de registros e encanações ligadas ao gás.

publicidade:

Dicas para Evitar

1. Todos os aparelhos contam com um registro de passagem do gás, esse registro é composto por braçadeiras, também é composto por canos e válvula que tem a função de liberar ou bloquear a passagem de gás.

2. Porém mesmo com equipamentos novos pode acontecer uma vazamento de gás, nesse caso o que fazer? Nesse caso o ideal é fechar o registro, assim que fechar o registro será necessário abrir as janelas e deixar que fique bem ventilado, visando dessa forma retirar todo o gás que ficou acumulado no ambiente.

3. Esse é um procedimento simples, mas que salva vidas, lembrando que caso você more em um apartamento, o ideal é comunicar ao sindico o que está acontecendo, pedindo para que o mesmo bloqueie toda a passagem de gás do prédio até que se resolva o problema.

4. Saia do local, muitas pessoas mesmo com vazamento acabam optando por ficar no local, porém saiba que essa não é uma decisão muito inteligente de se fazer, por isso leve em consideração a ideia de ter que sair do local até que tudo seja resolvido.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook