Atualizado em: 23 maio 2012


Estelionato: Pena, lei, significado e conceito

Leia aqui e entenda mais sobre os conceitos do crime de estelionato, saiba mais sobre a pena, a lei, o significado e os conceitos.
Você Sabia?
Muitos já ouviram falar ou até mesmo falam para as vezes que alguém é, foi ou se tornou uma pessoa "Um Sete Um, resumindo, o termo 171 é usado como gíria, mas saibam, é algo que realmente tem a ver com alguém mentiro e que quer ganhar proveito em cima de você, isso pode ser citado como estelionato!
Estelionato: Pena, lei, significado e conceito

Entenda um pouco o conceito e significado de Estelionato. (Divulgação)

Hoje, o que mais assistimos e até presenciamos diariamente são os crimes de estelionato, algo muito triste de se comentar, afinal quem é que deseja viver entre o crime e a violência, que todos nos somos sujeitos a passar e viver? Realmente nunca esperamos!

Sobre a Lei

O estelionato está entre os crimes mais pesados pelo Código Penal Brasileiro, algo que se denomina a uma crime ilícito e que se define ao acusado ter tentado obter algo alheio sem a permissão (roubando, fraudando e enganando as pessoas se aproveitando de objetos e bens da vítima sem que ela autorize).

Capitulado como crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171),o estelionato, é sem dúvidas, um dos crimes mais pavorosos para as pessoas, ou seja, quem é que gosta de ser roubado, com certeza, ninguém não é mesmo? O crime de estelionato atenta contra o patrimônio. Pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de induzir (criar situação que leva a vítima a errar) ou manter (a vítima estava no erro e o agente nada fez para mudar) outra em desvantagem.

Pena

O estelionato é crime de resultado, algo que realmente impressiona aqueles que não praticam, no caso, nós, pessoas que trabalham dignamente para ganhar a vida.

O crime de estelionato é muito mais do que sério, no caso, o cidadão que o comete poderá ficar preso durante muitos anos e se cometido contra entidade de direito público ou instituto de economia particular, assistência social ou beneficência, há um aumento na pena.

- A Lei para o crime de estelionato está encaixada no artigo 171 do Código Penal = reclusao, de 1 a 5 anos e multa, e caso o crime for qualificado pelo par. terceiro a pena pode ser elevada em até 1/3.

Os conceitos

Quando se fala em conceito, as pessoas sempre buscam saber todas as informações possíveis para cada assunto, asssim, antes de agir e praticar algo, é importante saber o que é certo ou errado, e os conceitos mostram tudo. No caso do crime de estelionato, conhecido também como o tal de “um sete um”, quer dizer que se trata de um crime voltado a mentiras, ilusão e trapaça.

O conceito do estelionato funciona de maneira em que o autor do crime roube a vítima de uma maneira rápida, em muitos casos, mesmo não estando armado, mas apenas por meios de comunicação, telefone celular, computador e através de mensagens enviadas para um cúmplice, a vítima poderá ser roubada e somente perceber após o estelionatário estar bem longe.

Geralmente no estelionato a vítima não é forçada a dar o bem, ao contrário disso, ela dá sem saber, seja através de uma transferência de dinheiro para uma conta que não existe, ou pagando algo pela internet no qual jamais irá receber, resumindo estes são os conceitos de um estelionato, o ladrão nem sempre mostra a sua cara ou mantém o contato com a vítima diretamente.

O crime de estelionato atenta contra o patrimônio, pois ele pode ser sem dúvidas praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de induzir (criar situação que leva a vítima a errar) ou até mesmo (a vítima estava no erro e o agente nada fez para mudar) outra em desvantagem.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook