Atualizado em: 1 março 2011

Escapulário de Ouro

Escapulario de Ouro

Escapulário palavra bastante esquisita e desconhecida a não ser por estudiosos da antiguidade, as vezes até podemos ter ou usar, mas não sabemos que esse é o nome. Escapulário vem do latim scapula que nada mais é que um pedaço de pano que cobre os ombros de quem o veste. Ele pode tomar a forma, tamanho, cor e estilo que quisermos, depende para que que foi criado. Muito usado antigamente para atividades monásticas ou devoção.

Agora ficou fácil não é? Hoje os católicos usam como símbolos sacramentais em jóias de todo os tipos, brincos, anéis, corrente. É bastante comum ver em correntes e em pingentes de ouro com um dos lados esculpido a imagem do Sagrado Coração e do outro lado Nossa Senhora do Carmo.

Existem dois tipos de escapulário, o marrom é escapulário de Nossa Senhora do Carmo e o branco Nossa senhora do Bom Conselho.

Os escapulário usados a tempos atrás eram feitos de dois pedaços de panos marrom unidos entre si por um cordão. Também traziam as imagens de Nossa Senhora do Carmo e Sagrado Coração de Jesus ou o emblema da Ordem do Carmo com a palavra scapulas. Para os Carmelitas significa consagração e para os fiéis leigos é símbolo de devoção, nos meios populares são chamados bentinho do carmo.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook